Ermanno Scervino homenageia a Sala Bianca com o show ‘white Renaissance’.
(Da esquerda para a direira) O criador Ermanno Scervino, Franca Sozzani, diretora da Vogue Italia, e o cantor Kanye West
Fiquei em pé, a fixar com o olhar o número estonteante de candeeiros de cristal que pendiam do teto esculpidon da Sala Bianca, dentro do Palazzo Pitti, em Florença.
As memórias começaram a surgir: dos desfiles que vi antes da Moda se tornar industrial e global e ter perdido um pouco da sua magia.
Os primeiros grandes desfiles em Itália tinham como cenário a ‘Sala Bianca’, na Florença da década de 50. Este famoso espaço branco serviu de inspiração para o evento ‘white Renaissance’, de Scervino.
Eu nunca vi, de facto, o icónito show da Valentino, de 1968, totalmente em branco, responsável por catapultar o jovem designer italiano para a fama e fortuna.
Mas que inteligente foi Ermanno Scervino ter aproveitado a Sala Bianca como modelo e chamar à sua apresentação em Florença de ‘White REnaissance’. Fez parte de uma série de eventos que ocorreram na cidade durante a Pitti Uomo, para celebrar 60 anos de Moda italiana.
A escala do evento de Ermanno Scervino .
As roupas masculinas desportivas expostas pintavam-se em subtis tonalidades de branco, que se alternavam, para harmonizar com as antigas paredes em pedra e ‘frescos’ antigos do Forte Belvedere, onde o Kanye West e a Kim Kardashian casaram, no mês passado.
Franca Sozzani e Kanye West, ni jantar com vista sobre Florença
Kanye marcou presença na apresentaão, ainda que sem a Kim, que teria certamente adorado os vestidos sensuais e glamourosos expostos num cenário dramático espelhado, como uma discoteca couture.
Ermanno Scervino posa com looks da sua coleção
Estes vestidos, vindos de um criador com um espírito couture, eram também subtilmente tingidos com efeitos iridiscentes ou tonalidade rosada.
A natureza concorreu com a grandiosidade do evento, com o sol em tons vermelho fogo a espreitar por detrás dos montes, com o famoso Domo florentino iluminado, durante o jantar dos convidados numa grande tenda transparente.
Forte Belvedere tornou-se num palco de festa para a noite
Ermanno contra-atacou com modelos masculinos e femininos numa fila alva ao longo da encosta. E à medida que caía a noite, uma projeção de água e flocos de neve criavam o efeito visual assinado pelo artista de vídeo Bill Viola, nas paredes do edifício.
O momento alto fa festa foi quando o Boy George, num chapéu colorido, colocou os convidados a dançar, enquanto ao longo de todo o evento, uma fotografia à escala real da Sala Bianca servia de fundo àquela noite mágica.