Pucci veste o Batistério de Florença.
A instalção monumental da Pucci: a Emilio Pucci “veste” o Batistério de San Giovanni com as cores e padrões do lenço ‘Battistero’
Como uma caixa de chocolates colorida, embrulhada para oferta as cores vivas e os padrões de um lenço Pucci saltam à vista contra a imponente cúpula e a fachada em mármore do Duomo da Florença.
Só a palavra ‘Emilio’ escrevinhada na cobertura colorida do Batistério denuncia o que se passa para os turistas entretidos pela iniciativa.
A giant size portrayal of the original framed scarf displayed on one side of the Baptistery of San Giovanni.
‘Monumental Pucci’ é uma obra de arte cujo intuito é celebrar o 60º aniversário de “Florença: a cidade natal da Moda”. A fonte de inspiração é um lenço desenhado pelo Marquês Emilio Pucci em 1957, com um print de uma vista aérea da Praça San Giovanni.
A filha de Emilio Pucci e CEO da marca, Laudomia, com Suzy
Dentro do Palazzo Pucci, onde ainda me lembro de conhecer o próprio Emilio, vestido no seu traje Florentino para um desfile de rua, foi a sua filha Laudomia, CEO e percursora da chama Pucci, que me contou a história.
Palazzo Pucci opened its doors for the ‘Design the Dream’ experience
‘’Todos os detalhes estão corretos,’’ confirmou Laudomia, passando os dedos ao longo do retrato tridimensional do lenço original ‘Battistero’. A precisão arquitetural impressa na seda fluida revelava a perícia de Emilio Pucci e explica o porquê de os prints coloridos no Palazzo, incluídos nas cadeiras dos anos 60 aos roupões turcos dos 70s, ainda se mantêm atuais. Emilio Pucci comemoraria 100 anos, no final deste ano.
A maison Pucciabriu os seus arquivos no Palazzo Pucci
Emilio Pucci, como todos os grandes criadores, apanhou o momento – o espírito do seu tempo. Foi quando o emergente jet set dos Estados Unidos se mudou para Florença, para a favorita Capri de Emilio.
Peter Dundas, o designer que re-interpretou Pucci para os dias de hoje, juntou-se à festa para celebrar o desenho e a técnica de impressão, em vigor antes dos padrões digitais terem dominado um mundo computorizado.
Peter Dundas, diretor criativo da Pucci, com Suzy
‘Design the Dream’ é mais do que uma celebração das técnicas de Pucci e das suas opções de cor – ainda que o azul Mediterrâneo, o rosa Buganvília e o amarelo flor, com o contorno a preto, me transportem para uma Riviera solarenga e noites negras como o veludo.
Peças de arquivo em exposição no Palazzo Pucci
Pucci, que faz parte do grupo LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), contribuirá financeiramente para as obras no Batistério, agora artisticamente coberto em 2 mil metros de tela com padrões Pucci e um lenço em seda gigante.
O Batistério de San Giovanni coberto – o “Monumental Pucci visto de longe
Um detalhe no lenço desenhado por Emilio Pucci em 1957, que inclui a vista de cima da piazza San Giovanni, interpretada em amarelo limão, laranja, fúcsia e um toque de rosa Emilio.