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Suzy Menkes
international vogue editor

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Seja a Gwyneth Paltrow a falar dos paparazzi, o casamento de Kim e Kanye ou o aparecimento de Kate (Moss ou Middleton), o rio de comentários no Twitter é infindável.

Uma das duas Kates foi acusada de usar um uniforme de hospedeira da Virgin Air quando saiu do avião na Nova Zelândia. A outra Kate, sedutora aos 40 anos, estava supostamente a mostrar todas as rugas resultantes dos seus anos loucos de festa.

A Nicole Kidman, na passadeira vermelha de Cannes, foi desprezada por parecer a Princesa Grace do Botox. E a Kim, com o veu look de Versailles, foi apontada como só decote e sem classe.

Opening Ceremony & "Grace Of Monaco" Premiere - The 67th Annual Cannes Film Festival
Nicole Kidman na premiére de “Grace of Monaco”, em Cannes

A internet mostra a sua cara feia enquanto crítica de Moda. Se há algo maldicente para ser escrito em 140 caracteres ou menos, há sempre alguém disponível para fazê-lo – sobre o vestido que assenta mal ou os instáveis enormes saltos altos.

Um comentário simpático sobre como uma determinada celebridade está bonita é tão raro quanto um diamante de 24 carates (e até isso foi tido como ‘vulgar’ quando George Clooney encontrou finalmente a sua cara metade).

Eu tenho uma perceção muito diferente enquanto crítica de Moda. E no meu novo cargo enquanto International Vogue Editor, aqui está o meu mantra: nada de maldicência.

A minha abordagem pessoal no criticismo de Moda é o de que estou tão feliz por ver uma ótima coleção que parece-me necessário dar crédito onde ele é devido. E se o desfile é um flop? Tento oferecer comentários contrutivos – não odiosos. Tem tudo que ver com consideração por oposição à maldade,  e a preferência pela análise em vez de uma reação em cima do joelho.

Talvez tenha havido sempre uma ideia – especialmente visto de fora da indústria – de que o mundo da Moda é uma ‘Central de Cabras’.

Estas histórias remontam aos anos 30 de Coco Chanel e dos seus maneirismos masculinos modernos, desprezando a perspicácia de Elsa Schiaparelli, referindo-se à rival como “aquela artista italiana que faz roupa”.

Karl Lagerfeld uma vez chocou a sociedade francesa ao chamar a Yves (Saint Laurent) um ‘pied noir’,ou pé negro, numa clara referência à infância do costureiro passada no Norte de Ádrica. E houve também uma longa disputa entre Giorgio Armani, maestro do minimalismo masculino, e Gianni Versace com a sua sensualidade exuberante.

Apercebi-me primeiramente que a perceção popular do mundo da Moda é de uma maldade espelhada, nos anos 90, quando me pediram para fazer um pequeno papel na ‘Absolutely Fabulous’, a série televisiva de duas colegas de Moda de meia idade, desesperadamente a tentarem parecer cool.

Cheguei ao estúdio e encontrei a Joanna Lumley a ser uma ‘super bitch’, gritando com cabeleireiro, enraivecida porque ele não conseguia reproduzir nela a minha poupa – vulgo ‘pompadour. E ficou ainda mais furiosa quando o seu penteado se desfez na primeira fila, enquanto o meu sobreviveu às filmagens.

Contudo, no mundo real – e não no digital -, as pessoas raramente são desagradáveis. Há um sentido genuíno de ‘família de Moda’ – uma família real ou uma que foi evoluindo.

Os Missoni são o arquétipo. Eu vi o alinhamento dos primos em S. Francisco, o mês passado, quando Angela e a filha Margherita receberam o diploma de doutoramento na Universidade da Academia das Artes, com a matriarca Rosita a liderar a equipa.

2_Rosita Missoni, centre, Angela, at left, Jennifer back right and Teresa, back left
Rosita Missoni com a sua neta Margherita

Mesmo sem fazer parte de uma família biológica, como acontece no caso do clã Fendi, Ferragamo ou Ralph Lauren, há equipas tão leais que se o designer saltar do navio – como aconteceu com Ghesquière na Louis Vuitton – a família segue-o.

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Karl Lagerfeld e Nicolas Ghesquière partilham uma piada no LVMH Young Fashion Designer Prize

Mas este é o mundo dos verdadeiros jogadores da Moda, onde há contacto físico entre criativos e críticos – mesmo que apenas bianualmente, nos desfiles e eventos sociais satélite dos mesmos.

4-LINE-UP OF  LVMH JUDGES AWAIT THE ANNOUNCEMENT OF THE LVMH YOUNG FASHION DESIGNER PRIZE
Alinhamento do júri no LVMH Young Fashion Designer Prize

O crescimento da internet foi descrito como democratização, onde o ‘crowd sourcing’ e as conexões online têm alterado as forças de poder.

Mas participar via teclado, webcam ou feed do Twitter é um monólogo. Ser desprezível, controverso ou simplesmente nefasto é o único modo de um comentador de desktop ou smartphone dar nas vistas. B

Basta olhar para a TMZ e as respostas para as perguntas do  “we gotta ask” para perceber que a maldicência é uma fonte de adrenalina para os leitores. E todos aqueles comentários quentes crescem lado a lado com a permissibilidade das oportunidades criadas pelas redes sociais.

O que fazer, se a corrida para o fundo acelera para baixo à velocidade da internet?

Sinto que é frustrante, não o criticismo em si, mas o conceito de que ninguém pode ousar ser diferente, se quiser evitar entrar na lista de mais mal-vestidas. Sou toda a favor da diversidade na Moda, não de uma ditadura; do desfritar, não do limitar.

As cabras têm a vantagem da velocidade – uma responsta não ponderada que pode tornar-se viral e promover um novo blogue. Mas a reação instantânea às nódoas negras de Lindsay Lohan, a ‘barriga elástica’ de Natalia Vodianova depois de ser mãe ou qualquer show de resort de qualquer criador não valem a pena o julgamento repentino.

ETAM : Backstage - Paris Fashion Week Womenswear Fall/Winter 2014-2015 Ilya And Emilia Kabakov Artwork At Monumenta 2014 To Benefit Naked Heart Foundation
Natalia Vodianova grávida e depois de ser mãe. 

Se as cabras estão a ganhar, os verdadeiros amantes de Moda estão a perder.

A Suzy Menkes na Vogue será anti-cabra.

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Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

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