Professora (nua) em maus lençóis
“Uma professora de 25 anos do concelho de Mirandela foi a protagonista de uma produção para a revista Playboy, em que contracena nua com outra mulher, uma situação que provocou muita polémica no concelho e que foi relevada hoje pela imprensa nacional.
Alertada para a situação por parte do Agrupamento de Escolas de Torre de Dona Chama, onde a docente é responsável pelas Actividades Extra Curriculares (AEC), a vereadora do pelouro Educação, Gentil Vaz, referiu que a autarquia decidiu hoje afastar a funcionária das actividades lectivas e do contacto com os alunos e pais.
A contratação dos professores das AEC é da responsabilidade do município.
Segundo a responsável, a professora vai exercer funções num outro serviço da autarquia, com um estatuto não inferior ao que exercia até aqui.
Gentil Vaz referiu ainda que a autarquia foi obrigada a tomar uma medida por causa do ‘alarme social’ provocado pela notícia e por causa do ‘ambiente desagradável’ que se instalou na escola de Torre de Dona Chama, onde referiu que os alunos trocavam fotocópias das fotografias e alguns colegas a começaram a olhar de lado.
A vereadora referiu que o caso vai ser analisado pelos serviços jurídicos da autarquia, já que, segundo explicou, legalmente esta situação não está enquadrada em lado nenhum, nem no Estatuto da Carreira Docente.
O contrato da funcionária termina a 30 de Junho e se ela quiser voltar a dar aulas nas AEC terá que se sujeitar a um novo concurso.‘Se ela voltar concorrer não sei se esta situação será tida em conta, salientou.
Transcrição do publico.pt através de um despacho da Lusa.
Pelos vistos, nesta rocambolesca situação ninguém se deu ao trabalho de tentar perceber se a senhora era competente no seu ofício de professora. Mas isso, provavelmente, é o que menos interessa. Se a sessão fotográfica provocou este “alarme social”… havia que agir. Primeiro a moral e os bons costumes. O resto… logo se vê.