O trunfo de 510 biliões de euros da Grécia

10/05/2012
Colocado por: Pedro Romano

As contas são da Bloomberg: entre empréstimos oficiais, títulos devidos ao BCE e créditos no sistema de pagamentos TARGET, a Grécia deve 510 mil milhões que pode ameaçar não pagar para melhorar os termos do acordo com a troika .Greece may hold 510 billion€ trump card (Bloomberg) mostra como isso poderia ser feito. Além disso, estamos a ler:

 

2. Spain takes 45% stake in Bankia (Financial Times). Em Espanha, a banca está a ruir. O Estado já nacionalizou (parcialmente) o Bankia.

 

3. EU considers proposals too bost growth (Der Spiegel). Da austeridade ao crescimento foi um passo. O Der Spiegel mostra como os ventos mudaram e o que pode ser experimentado para dar mais um empurrão à economia da Zona Euro.

 

4. Central bankers under siege (Raghuram Rajan, Project Syndicate). O antigo economista-chefe do FMI junta-se aos que defendem que os bancos centrais já não têm mais margem de manobra. Perceba porquê com este artigo.

 

5. Is Ireland fiscal adjustment failing? (John McHale, The Irish Economy). Caso de sucesso, como diz o FMI, ou prova de fracasso, como defende Paul Krugman. O Irish Economy disseca a recuperação irlandesa num post interessante.

 

6.Start talking about structural issues too (Noah Smith, Noah Opinion). Há um debate feroz entre quem defende que a crise é cíclica (procura) e quem atribui os problemas a questões estruturais. Noah Smith diz que não há necessariamente oposição entre as duas ideias.

 

7. Will the elections in Europe change economic policy? (Bruegel). Uma boa análise do Bruegel ao que muda com as eleições. Possivelmente, muito pouco, defende o think-tank.

Latest posts by Pedro Romano (see all)