— ler mais..

Renato Sanches é o mais recente produto da formação do Benfica a chegar às primeiras páginas. Não porque tenha tranças, mas devido às exibições realizadas e à mescla de trabalho, talento e calma de..." /> — ler mais..

Renato Sanches é o mais recente produto da formação do Benfica a chegar às primeiras páginas. Não porque tenha tranças, mas devido às exibições realizadas e à mescla de trabalho, talento e calma de..." /> O valor de saber apostar na formação - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

O valor de saber apostar na formação

17 Dezembro, 2015 1281 visualizações

Renato Sanches é o mais recente produto da formação do Benfica a chegar às primeiras páginas. Não porque tenha tranças, mas devido às exibições realizadas e à mescla de trabalho, talento e calma demonstrada. São excelentes sinais para um futuro que se prevê risonho. Renato não é um jogador feito, longe disso, mas um miúdo já capaz de ser melhor do que muitos graúdos. Com Nélson e Guedes forma o trio de meninos-bonitos que Luís Filipe Vieira promoveu à primeira equipa. O presidente encarnado deixou-se levar durante tempo a mais, não conseguindo convencer treinador e estrutura de que o melhor caminho era apostar no Seixal. Fartou-se. Em boa hora. Em vez de somar estrangeiros de 2.ª categoria, o Benfica pode compor o plantel com os miúdos da B. Se um em cada cinco der craque, a academia está mais do que paga e justificada.

É óbvio que a necessidade aguça o engenho. Foi assim em Alvalade, é assim hoje na Luz. O saneamento financeiro do Benfica ajudou a implementar a aposta na formação. Mas é injusto dizer que Vieira só agora olha para os jovens. Há muito fez uma academia, montou uma estrutura profissional e contratou quem entende serem os melhores técnicos. Os frutos estão à vista. Mais do que nos seniores, nas várias seleções jovens onde o Benfica hoje dá cartas.
Prova que a necessidade aguça o engenho é Jesus. Na Luz recusou dar palco a Bernardo Silva e André Gomes e hoje olha para Gelson e Matheus. Dão trabalho. Mas são bons e não há dinheiro para mais. Pena em Alvalade não morar já o homem que defendeu o melhor projeto de formação leonina: Ribeiro Teles. Ajudaria muito JJ e Bruno de Carvalho.

Texto publicado na versão impressa de Record e no Record Premium a 04-12-2015