Benfica é nome de poderoso
SER PRIMEIRO NA CHAMPIONS E PASSAR QUANDO FICAM PARA TRÁS UNITED E CITY É FACTO PARA SER LEMBRADO POR MUITOS ANOS!
O Benfica fez até agora uma carreira na Champions digna dos maiores elogios. Passa em primeiro deixando bem para trás, na Liga Europa, o antes favorito Manchester United e termina a fase de grupos sem uma única derrota. De parabéns técnico, jogadores e dirigentes. Não se pode pedir muito mais. Melhor, só Barcelona e Real Madrid, mas esses são mesmo de outra galáxia, como sabemos.
Curiosamente, olhando o passado, fica a ideia de que o feito podia ainda ter sido mais imponente, pois o gigante inglês arriscou sair derrotado da Luz e o empate caseiro com o Basileia foi noite menos conseguida. Ontem, diga-se, a exibição também não encheu o olho a ninguém e um adversário como os “galácticos” de Otelul podia ter sido despachado com outro brilhantismo. Mas talvez seja esse o truque deste novo Benfica de Jesus. Menos fulgor, goleadas e jogos a galope, mais cérebro, contenção e preocupação com o que faz quem está do outro lado. Resultou bem na Liga dos Campeões e há 17 anos que o clube da Luz não fazia uma caminhada assim. Talvez nesta equipa haja mais Aimar e menos Di María. Mais Maxi e menos Coentrão. Se for assim, resulta a velha máxima: Quem não tem cão caça com gato. E estará de parabéns Jorge Jesus, que se adaptou bem às circunstâncias.
Difíceis de engolir são declarações como as do técnico a vangloriar-se de início de época brilhante na primeira vez que fala… após a eliminação da Taça. E quando segue na frente da Liga empatado com o FC Porto, que por isso está em crise. O Benfica merece mais verdade e menos folclore.
Já o escrevi e mantenho que não vejo nenhum favorito à conquista da Liga. Obviamente águias e dragões estão mais fortes do que os leões, como prova a classificação, mas nenhum dos três joga ainda futebol total, que convença para além das dúvidas quem é o mais forte. Vem aí mais um fim-de-semana bem bom. Os encarnados voltam à Madeira com sede de vingança mas cientes das dificuldades, o FC Porto enfrenta a melhor defesa da prova em Aveiro e o Sporting cheio de baixas um Nacional sempre matreiro. Habemus Liga!