— ler mais..

A Seleção Nacional de futsal foi afastada da final do Campeonato do Mundo num jogo em que se evidenciaram algumas fragilidades da formação das quinas. Defendemos mal, sofremos golos infantis, não t..." /> — ler mais..

A Seleção Nacional de futsal foi afastada da final do Campeonato do Mundo num jogo em que se evidenciaram algumas fragilidades da formação das quinas. Defendemos mal, sofremos golos infantis, não t..." /> OPINIÃO – Porquê fazer de conta que está tudo bem? - Claudia Futsal - Record

Claudia Futsal

Voltar ao blog

OPINIÃO – Porquê fazer de conta que está tudo bem?

29 Setembro, 2016 1674 visualizações

A Seleção Nacional de futsal foi afastada da final do Campeonato do Mundo num jogo em que se evidenciaram algumas fragilidades da formação das quinas. Defendemos mal, sofremos golos infantis, não tivemos fio de jogo e… falhámos golos de forma inacreditável. As individualidades não se destacaram  e o valor do adversário também não ajudou.

Nós, sim, nós. Porque nos é pedido para sermos 1 de 11 milhões no momento de apoiar e passar a madrugada a sofrer em frente à televisão, também temos o direito de falar sobre o que está mal. Tapar o sol com a peneira não ajuda em nada o crescimento da modalidade. Nada.

Estamos orgulhosos por ter chegado a uma meia-final onde já tinhamos estado? Claro que sim!
É importante para o futsal português estar entre os quatro melhores do Planeta? Sem dúvida!
Mas se não aceitarmos que algo correu mal, não se tenta corrigir-se os erros e no futuro estes voltarão a repetir-se.

Não vou pelo caminho mais fácil, que seria culpar o selecionador Jorge Braz, que no banco não pode fazer aquilo que 5 jogadores não fazem em campo. O problema é muito mais profundo e a culpa também é da estrutura e dos clubes, nomeadamente pela defesa cada vez menor do jogador português e da formação.

Li hoje um artigo escrito por um entendido na modalidade, o treinador Luís Manta, na qual aborda o que correu mal. Concordo praticamente com tudo, por isso partilho aqui a sua reflexão, que vale a pena ler: http://emproldofutsal.blogspot.pt/2016/09/o-mundial-seleccao-o-sporting-e-o.html?spref=fb

Agora, esta Seleção tem de levantar a cabeça, esquecer o desaire e focar-se no objetivo possível, a conquista da medalha de bronze, sábado frente ao Irão. Eu acredito, mas os jogadores também têm de acreditar e não acusar a pressão.