— ler mais..

Num momento em que muito se fala dos ataques de que os árbitros são algo por parte de alguns agentes desportivos, nomeadamente dirigentes e treinadores, no futebol, um péssimo exemplo é dado pelas ..." /> — ler mais..

Num momento em que muito se fala dos ataques de que os árbitros são algo por parte de alguns agentes desportivos, nomeadamente dirigentes e treinadores, no futebol, um péssimo exemplo é dado pelas ..." /> A culpa é (sempre) do árbitro - Claudia Futsal - Record

Claudia Futsal

Voltar ao blog

A culpa é (sempre) do árbitro

25 Abril, 2016 1623 visualizações

Num momento em que muito se fala dos ataques de que os árbitros são algo por parte de alguns agentes desportivos, nomeadamente dirigentes e treinadores, no futebol, um péssimo exemplo é dado pelas entidades competentes em outras modalidades. No futsal, o ‘caso’ do jogo entre Boavista e CS São João, interrompido devido à alegada falta de segurança, culminou numa decisão que teve tanto de insólita quanto hilariante.

A partida foi interrompida em outubro, entretanto o Conselho de Disciplina decide punir os dois clubes com pena de derrota e subtração de 4 pontos. Entretanto, uma nova decisão dá razão ao CS São João, até que, em abril, meio ano depois, o Conselho de Justiça decide ilibar também os axadrezados, mandar repetir o jogo e… abrir um processo à equipa de arbitragem.
Pronto, parece que afinal o culpado é o de sempre, o árbitro. Uma decisão tão óbvia que nem se entende como demora meio ano a ser tomada.

Apesar de em muitos casos se falar que o futsal é o parente pobre do futebol, não quero acreditar que aqui se trate de uma falta de respeito pela modalidade. Neste caso há, isso sim, uma clara falta de respeito pelo trabalho da equipa de arbitragem ou uma tentativa de resolver à pressa uma situação que já devia estar solucionada há muito, muito tempo.

Não percebo como se demora meio ano a chegar a esta conclusão. Já no desporto Rei, tem sido muitas vezes colocada em causa o tempo que se demora a tomar uma decisão, veja-se por exemplo o tempo que demorou a haver uma decisão relativamente ao ‘caso Slimani’.

Mais grave ainda, é que neste período houve três decisões diferentes. Será que alguém vai tentar averiguar o que aconteceu? Serão apuradas responsabilidades? Ou vai ficar tudo assim como se nada se tivesse passado de errado?