— ler mais..

OS GALANTEADORES!  Da acta da fundação da Associação de Futebol do Porto (AFP), a concluir agora as celebrações do seu 100º Aniversário, consta o seguinte: «Aos três d’Agosto de Mil Novecentos e D..." /> — ler mais..

OS GALANTEADORES!  Da acta da fundação da Associação de Futebol do Porto (AFP), a concluir agora as celebrações do seu 100º Aniversário, consta o seguinte: «Aos três d’Agosto de Mil Novecentos e D..." /> Sentir o Leixões - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Sentir o Leixões

8 Abril, 2013 784 visualizações

OS GALANTEADORES!

 Da acta da fundação da Associação de Futebol do Porto (AFP), a concluir agora as celebrações do seu 100º Aniversário, consta o seguinte:

«Aos três d’Agosto de Mil Novecentos e Doze reuniram na secretaria do Football Club do Porto, à Rua Antero de Quental número trezentos e oito, dois delegados do LEIXOES SPORT CLUB, senhores José António Afonso Henriques e Hernâni Gomes da Rocha e dois do Football Club do Porto…».

Isto é prova que o LEIXÕES S.C. juntamente com o F.C. do Porto, um e outro, irmanados no mesmo ideal de organização, procederam, há 100 anos, à fundação da A.F.P.

Muitos Associados e dirigentes do LEIXÕES deram à sua e nossa Associação muito do seu entusiasmo. A dita gala, realizada no Coliseu, dos 100 anos de existência da A.F.P., agora liderada pelo Dr Lourenço Pinto, descriminaram de forma lamentável e ridícula o LEIXÕES S.C., bem como ainda outros Clubes, o Progresso, o Salgueiros e o Boavista. Mais parecia uma gala do F.C. do Porto.

Talvez por engano ou descuido, passaram um vídeo que exibiu, durante dois segundos, uma foto do nosso dirigente e da A.F.P. o DR. EDISON DE MAGALHÃES,-mas nada foi dito. Falar em José Maria Pedroto e muito bem, mais uma vez, propositadamente, nada disseram que por exemplo começou a jogar no LEIXÕES nos Juniores na época 45/46.

O LEIXÕES S.C. foi marginalizado por esses senhores, paus mandados do F.C.Porto. O LEIXOES sempre, continua e continuará a apostar claramente na formação com uma estreita relação entre todas as camadas, escolinhas, infantis, juvenis e juniores, os jovens de Matosinhos, únicos e verdadeiros garantes da continuação do LEIXÕES.

A explosão dos BEBES do LEIXÕES no futebol português, PRAIA, CHICO, HORACIO e NECA, são disso exemplo.

MANUEL MOREIRA, o primeiro grande internacional júnior do LEIXÕES, como muitos atletas de saudade e respeito de indesmentível classe, nomes grandes do Futebol deste Distrito e do País, bem como, ADÃO, a saudade que ainda vive, AMERICO PACHECO, outro símbolo, OLIVEIRINHA, o bom malandro na área e podia citar as modalidades, ANDEBOL, BASQUETEBOL, BILHAR, NATAÇÃO e o Voleibol títulos sem fim.

Tudo isto para demonstrar a minha revolta, repudio pela postura da A.F.P., que mais uma vez esqueceu o seu filiado fundador, aliás como o tem feito durante anos e anos. Foi desta forma que numas das minhas intervenções na última Assembleia Geral do Leixões S.C., realizada no passado dia 5 deste mês, solicitei que ficasse em acta este lamento e repudio pela actuação da A.F.Porto no seu 100ºAniversário, censura esta, apoiada pelos sócios presentes.

OS LEIXONENSES EXIGIRAM RESPEITO PELA HISTÓRIA.

O LEIXÕES DEU FIGURAS IMPARES AO DESPORTO PORTUGÊS, CUJOS MAXIMOS EXPOENTES FORAM PERCORRIDOS TODOS ESTES ANOS INOLVIDAVEIS NA NOSSA HISTORIA E NO PAIS.

 

Jorge Carvalho

Senhora da Hora, 6 Abril de 2013

NOTA: Nesta mesma Gala, o presidente da Liga, Mário Figueiredo, foi colocado na 7.ª fila da plateia. Por isso é que saiu, e bem, ao intervalo.