Final da Taça: último banho de bola
16.40
Afonso Henriques, o pai da nação, conquistou Lisboa no século XII. As primeiras imagens do Jamor mostram-nos a horda vitoriana em força nas bancadas erguidas pelos prisioneiros do Estádo Novo. Já deu para perceber que Manuel Machado vai meter toda a carne no assador. Também ajuda o facto de o FC Porto não poder contar com Falcão.
Mais uma vez tivemos de gramar a lenga-lenga da falta de condições do denominado “Estádio Nacional de Oeiras”. Já lá estive várias vezes e não percebi isso. O Jamor tem as condições suficientes para este evento. Mas infelizmente Pinto da Costa continua teimosamente a bater nesta teclas, querendo comparar o Estádio Nacional ao campo da Oliveirense.
16.45
Mau, mau… O presidente da câmara municipal de Guimarães já fala em abrir os paços de concelho para a festa. Não podia esperar mais um bocadinho?
16.58
Toca o hino nacional e Pinto da Costa permanece de óculos de Sol.
17.02
1-0 para o FCP, Foi uma pressinha. Mas James estava fora-de-jogo
17.23
O Vitória empata (Rolando alivia para onde não deve) mas logo a seguir…golo do FC Porto. Nem deu para que os adeptos vitorianos festejassem. É no que dá não terem acolhido a sugestão do bruxo de Fafe.
17.26
Mais uma bola batida por Anderson Santana – o trunfo vitoriano no final da época – e Edgar a empatar. Grande jogo! Não só pelos golos. E tudo em aberto…
17.38
Rolando redime-se. FC Porto de novo na frente. Mas nada está decidido. Grande ambiente no Jamor.
17.41
O tenente-coronel João Correia está a puxar dos seus galões.
17.45
Nilson muda de nacionalidade e passa a ser peruano. FC Porto agora com dois golos de vantagem. Começa a complicar-se para o Vitória.
17.46
Loucura. Edgar falha um penálti e na jogada seguinte…5-2 para o FC Porto.
17.48
O que dizer depois desta 1.ª parte? Fantástico jogo! O Vitória a correr sempre atrás do prejuízo e o FC Porto no estilo cada tiro cada melro. Parece um jogo de hóquei patins mas quem está a dar com a moca são os azuis e brancos.
17.50
E agora vamos todos descansar um bocadinho. Ufa!!!!
18.20
O vencedor está encontrado. A intensidade ficou no balneário. Manuel Machado joga agora com a equipa previsível. Mas já é tarde.
18.22
Hulk falha o sexto golo do FCP. Está mais para isso do que outra coisa.
18.34
Já há adeptos do Vitória a abandonarem o Jamor. A ressaca vai ser dura.
18.40
Mais um para o FC Porto. Falta um golo para igualar a final com mais golos: Benfica, 5 -Sporintg, 4, em 51/52
Fim do jogo. Mais um troféu para o FC Porto, Villas-Boas a igualar Ivic. Humilhação vitoriana depois de muitas promessas. Não vai ser fácil digerir esta derrota ali para os aldos da cidade-berço. Manuel Machado arriscou tudo, demasiado… AVB limitou-se a confirmar a capacidade da sua segunda linha. Acabo de falar com um antigo dirigente do Vitória, que fez apenas este comentário:
– Não sabia que no Estádio Nacional também se disputam jogos de futsal…