— ler mais..

Duas vitórias e uma derrota para o Benfica neste início de época, a que se acrescenta a perda da Supertaça para o Sporting. Está longe de ser um saldo positivo. Mas, para além dos resultados, é ev..." /> — ler mais..

Duas vitórias e uma derrota para o Benfica neste início de época, a que se acrescenta a perda da Supertaça para o Sporting. Está longe de ser um saldo positivo. Mas, para além dos resultados, é ev..." /> O que tem o Benfica que o FC Porto não tem - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

O que tem o Benfica que o FC Porto não tem

30 Agosto, 2015 1043 visualizações

Duas vitórias e uma derrota para o Benfica neste início de época, a que se acrescenta a perda da Supertaça para o Sporting.

Está longe de ser um saldo positivo.

Mas, para além dos resultados, é evidente uma tremeliqueira preocupante no bicampeão nacional. Nada que seja propriamente uma surpresa. É a ressaca de 6 anos de Jesus.

O grande desafio do Benfica está na duração dessa ressaca. Para já, esta mantém-se viva, apesar de alguns sinais de recuperação, como ficou evidente nas pontas finais dos jogos com o Estoril e o Moreirense.

O Benfica está a mudar mas continua muito rotativo e com um poder ofensivo tremendo.

Por contraste, o FC Porto não mudou e pode dizer-se que até está pior.

Tem, porém, um ponto de vantagem sobre o Benfica.

A equipa de Lopetegui é como a chiclete de pêssego na boca de Jesus, ou seja, pratica um futebol mastigado e sem muitos sabores, que fica nas mãos de alguns lampejos individuais.

Mas a qualidade individual do FC Porto baixou, o que se reflete no produto conseguido pelo coletivo.

Continua a faltar um golpe de asa nos dragões e os adeptos que conheço acreditam cada vez menos na capacidade de Lopetegui para conseguir esse salto quântico.

O treinador do FC Porto parece que não consegue convencer os seus jogadores e os adeptos estão cansados do seu discurso e do espetáculo que não consegue proporcionar.

Descontando o facto de a procissão ainda não ter sequer chegado ao adro, o Benfica tem neste momento uma vantagem importante sobre o FC Porto: rotação e envolvimento, para além de margem de progressão. Enquanto o FC Porto parece ter esgotado todo o entusiasmo, estando a correr num tapete.

Mas o campeonato não se fará só com Benfica e FC Porto. Há ainda o Sporting e também o Sp. Braga. E outros clubes, como estes Moreirense e Estoril que se apresentaram na Luz e no Dragão, respetivamente, com um futebol bem estruturado que tira o máximo partido dos seus jogadores. Uma espécie de lição aos grandes que defrontaram, ambos em sub-rendimento individual e coletivo.