— ler mais..

Luís Filipe Vieira deu a volta ao Benfica. Acabou com o sofrimento, agregou, dinamizou, potenciou e se amanhã deixasse o clube…uma obra falaria por si – o Seixal é hoje o melhor centro..." /> — ler mais..

Luís Filipe Vieira deu a volta ao Benfica. Acabou com o sofrimento, agregou, dinamizou, potenciou e se amanhã deixasse o clube…uma obra falaria por si – o Seixal é hoje o melhor centro..." /> LFV igual a SLB - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

LFV igual a SLB

23 Julho, 2015 2056 visualizações

Luís Filipe Vieira deu a volta ao Benfica. Acabou com o sofrimento, agregou, dinamizou, potenciou e se amanhã deixasse o clube…uma obra falaria por si – o Seixal é hoje o melhor centro de treinos do país, quiçá da Península Ibérica.

Lembram-se dele no Alverca? Não começou como presidente mas rapidamente se tornou no homem que pôs o modesto clube ribatejano na 1.ª Liga. Chegou ao Benfica com Mantorras pelo braço, para ajudar Manuel Vilarinho, após o furacão Vale e Azevedo.

Tornou-se um presidente natural, que rapidamente convenceu os mais desconfiados. O título conquistado com o impulso de José Veiga mudou o paradigma e nem o facto de nas quatro épocas seguintes o FC Porto ter sido campeão e o Sporting vice desmobilizou os benfiquistas. O Benfica já era outro Benfica.

Com Jorge Jesus no comando técnico, LFV conquistou 3 campeonatos e viu o Benfica perder duas finais da Liga Europa. Podia ter conquistado 5 campeonatos e vencido duas Ligas Europa. Quando LFV chegou ao Benfica, que benfiquista não teria ficado satisfeito com a perspetiva apenas do que foi conquistado?

Pinto da Costa – com quem aprendeu muito – sabe quanto vale o Luís Filipe que conheceu no Alverca e que lhe abriu as portas de casa. E os benfiquistas estão conscientes da capacidade do seu presidente, que podia sair amanhã deixando para trás 4 títulos nacionais e o melhor centro de treinos da Península Ibérica.

Um clube da dimensão do Benfica não se gere de forma democrática e essa também tem sido uma das virtudes de LFV, que se apressa a depurar a estrutura de quem ocupa o tempo de trabalho com sonhos presidenciais. Também é assim no FC Porto, onde muitos foram aqueles que tiveram como serventia a porta por onde entraram, de que até é exemplo um dos principais colaboradores de Vieira e foi exemplo o seu braço direito José Veiga.

LFV não é um super homem, não está acima de ninguém, não ganhou direito a cartão vitalício como presidente do Benfica. Mas os benfiquistas hoje não o trocariam por um Abramovich ou, quero crer, um Pinto da Costa que tivesse perdido o seu juízo (o que não é o caso).

LFV é hoje o Benfica e se o Benfica não é hoje LFV é apenas porque a sua dimensão histórica é uma coisa que não está ao alcance dos simples mortais.