Proença avança contra Duque: águia contra leão
Tal como BnA já tinha garantido, Pedro Proença vai mesmo apresentar a sua candidatura à presidência da Liga de Clubes. Do outro lado da barricada vai contar com Luís Duque.
É uma águia contra um leão. Se repararem bem no monumento da rotunda da Boavista, mais propriamente Praça Mouzinho de Albuquerque, o leão inglês domina a águia napoleónica, numa referência às guerras peninsulares, no início do século XIX, que resultaram primeiro na ocupação pacífica de Lisboa (o rei até fugiu para o Brasil) e depois na tomada dramática do Porto.
Luís Duque tem o apoio do Benfica e dos clubes do seu arco (Belenenses, V. Setúbal, Mafra, Oriental, Atlético, Farense) e também do Sp. Braga e do Tondela. O que nos dizem é que conta com o apoio, embora não para declarar, do V. Guimarães.
Quanto a Pedro Proença, tem o apoio de FC Porto, Sporting, Moreirense, Paços de Ferreira e de outros clubes da 1.ª Liga – e o Gil Vicente, que na última assembleia da Liga apresentou uma moção de apoio a Luís Duque, não vai transformar em mentira o que ontem era verdade. Os clubes da 1.ª Liga têm dois votos cada. Os da 2.ª apenas um voto mas estou convencido que a luta se vai decidir com os clubes do escalão secundário, que hoje já tiveram uma prenda de Luís Duque…
Pedro Proença é, como se sabe, adepto do Benfica.
Luís Duque é um leão que dispensa credenciais.
Mas, curiosamente, temos aqui o portista Pinto da Costa a apostar todas as fichas no benfiquista Pedro Proença. É reduzir demasiado a questão mas é verdade.
Duque tem a seu favor o facto de ter pacificado a Liga após a passagem, tipo buldózer, de Mário Figueiredo, ex-genro do presidente do Marítimo, que já surgiu a declarar o seu apoio a…Proença.
Quanto a Proença, tem outra força e para além de ser quem é no futebol, também é um gestor com provas dadas, com empresas no Porto, em Leiria e em Lisboa. Homem muito pragmático nas suas ações, não dependente de um vencimento como presidente da Liga, sem qualquer ligação à política, profundo conhecedor do meio futebolístico, Pedro Proença tem muitos trunfos do seu lado.
Mas também no futebol a política pode sempre torcer o rabo a qualquer perspetiva lógica. Por isso, Proença vai ter de dar o seu máximo para bater Duque no foto-finish.
O folhetim promete.
Entretanto, vão passando pela rotunda para ver se as coisas mudaram.