As quinas de ouro e a choradeira portista
Alguns dias depois da gala das Quinas de Ouro, o FC Porto veio criticar o critério dos prémios, reclamando homenagens a José Maria Pedroto (que por acaso até foi considerado na votação), a Pinto da Costa e, cito, “ao clube com mais títulos no mundo”.
O FC Porto confundiu as Quinas de Ouro com os Dragões de Ouro mas percebe-se.
Tanto quanto percebi, os prémios da FPF contaram com a participação do público e não incluíram a eleição do melhor dirigente nem do melhor clube, o que não faria qualquer sentido, pois é algo da esfera de cada clube e não compete à FPF politizar e subjetivar a “coisa”.
Nem o FC Porto, nem Pinto da Costa, e muito menos Pedroto, precisam de um reconhecimento deste nível. O FC Porto é um dos maiores clubes do mundo, Pinto da Costa sem qualquer dúvida o dirigente que deixou uma marca mais impressiva e Pedroto era e continuará a ser o Mestre. Mas é sobretudo um tanto triste ver o FC Porto incluir aqui Pedroto na sua choraminguice, tanto mais que é sabido que Pedroto nem sempre esteve na agenda dos atuais dirigentes…
Também se contestou a subalternização de Fernando Gomes. Sou um ídolo confesso do Bibota mas a verdade é que também ele foi a votos e até esteve presente no casino do Estoril. Recordo que Fernando Gomes é o maior goleador de sempre do FC Porto mas esteve quase 20 anos banido, tendo voltado às boas graças apenas há meia dúzia de anos e ainda bem pois é muito mais que um símbolo do clube.
Em termos de reclamações já temos visto um pouco de tudo, até à anedótica reação da ex-mulher de João Vieira Pinto, atual vice-presidente da FPF. Penso que fez isto só para contrariar o pai dos seus filhos…
Prémios são prémios e critérios são critérios. Também podia contestar o facto de ter sido dado um prémio a um treinador, Carlos Queiroz, que processou a própria FPF. Mas também é verdade que foi convidado para a gala outro ex-selecionador que fez o mesmo, António Oliveira. Procurei mas não vi lá o António Boronha.
Mas o mais interessante de tudo isto são as reações de alguns opinadores encartados, criticando a “exclusão” as figuras do nosso portista. O que só aconteceu depois da oficialização da crítica (que já vinha sendo anunciada no canal oficial pelos babões do costume). Para eles só duas palavras: TENHAM VERGONHA.