— ler mais..

O Benfica é líder em tudo. Vai na frente com 4 pontos de avanço sobre o FC Porto, 5 sobre o V. Guimarães e 6 sobre o Sporting. Tem o futebol mais equilibrado e mais atrativo. O melhor marcador do ..." /> — ler mais..

O Benfica é líder em tudo. Vai na frente com 4 pontos de avanço sobre o FC Porto, 5 sobre o V. Guimarães e 6 sobre o Sporting. Tem o futebol mais equilibrado e mais atrativo. O melhor marcador do ..." /> Benfica lidera na tabela, no futebol e na popularidade - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Benfica lidera na tabela, no futebol e na popularidade

6 Outubro, 2014 843 visualizações

O Benfica é líder em tudo.

Vai na frente com 4 pontos de avanço sobre o FC Porto, 5 sobre o V. Guimarães e 6 sobre o Sporting.

Tem o futebol mais equilibrado e mais atrativo.

O melhor marcador do campeonato, com 6 golos, é também do Benfica – o imprevisível Talisca.

E lidera também no ranking das assistências no seu estádio, com uma média de 45.806 espectadores nos 4 jogos disputados na Luz. É verdade que já ali se disputou um dérbi com o Sporting mas não deixa de ser significativo. Segue-se o FC Porto com uma média de 37.964 espectadores, o que também é um bom registo, enquanto o Sporting não anda longe, com uma média de 36.910 espectadores, o que também é performance.

O pior mesmo é o que está para além dos grandes. Se em Guimarães a paixão se mantém viva, de que é prova a média de 16.593 espectadores por jogo, noutros clubes as receitas não dão sequer para o gás. Realce-se a performance do regressado Boavista, com uma média de 5.729 espectadores em 3 jogos, embora já tenha recebido o Benfica.

Clubes que já passaram pela 1.ª Liga e que têm história vivem hoje uma situação dramática em relação aos adeptos que frequentam os respetivos estádios. O Leixões, por exemplo, de que até sou sócio, vai com uma média de 596 espectadores no Estádio do Mar, e o Atlético regista uma média de 353 espectadores. O que mais surpreende neste ranking é o facto de os grandes clubes não conseguirem potenciar as suas formações B. Os jogos do Sporting B têm uma média de 325 espectadores, os do Benfica B um pouco mais (587) e o FC Porto B chama a Pedroso 506 adeptos. É no que dá fazer jogar as equipas B quase em Espanha.

Há muito para fazer neste campo mas pouco se tem feito. O estado a que a Liga chegou, a inércia, a falta de investimento e a incapacidade de muitos dirigentes para perceber o que é preciso fazer contribuem, muito, para esta degradação progressiva. O futebol começa a estar em risco como desporto de multidões, de ar livre e festa.