Descobriram agora que os árbitros erram!
O pessoal está a descobrir apenas agora que não são apenas os árbitros portugueses que erram.
No Mundial tem sido “cada tiro, cada melro”, ou seja, erros sucessivos dos melhores árbitros não do Mundo mas de cada país.
Uma das situações mais em destaque tem sido a das cargas sobre os guarda-redes. Recorde-se que a pequena área só existe exatamente porque é a área de proteção do único jogador de uma equipa que pode jogar a bola com as mãos – com a excepção de Vata e Maradona. Por isso se diz que naquele espaço deve ser tudo de um guarda-redes. No entanto, muitas vezes confunde-se o que é carga sobre o keeper e o que é apenas futebol. Não é o caso desta lance que deu origem a um dos golos holandeses, por acaso na sequência de uma falta mal assinalada.
Um avançado pode perfeitamente disputar a bola com um guarda-redes na pequena área, não pode é carrega-lo, isto é, desvia-lo da sua trajetória ou estorvar de outra forma a sua ação. Muitas vezes os guarda-redes são aselhas e acabam por beneficiar de um critério muito curto na aplicação desta lei; noutras o árbitro alarga o critério…e dá nisto. Não é, quanto a mim, um erro grave.
Erro grave foi a Espanha não ter conseguido um segundo golo quando estava a vencer.
O resto são caracóis e bifanas. Ou melhor, o tal molho que os torna mais saborosos: a discussão dos erros dos árbitros.