Benfica esmagador, FC Porto esganador
O FC Porto perdeu esta 4.ª feira uma boa oportunidade para lavar a cara.
Mas acabou por levar mais uma bofetada do arquirrival. Com menos um jogador, o Benfica deu a volta ao jogo.
A supremacia do Benfica sobre o FC Porto na época em curso continua a ser esmagadora.
Enquanto o Benfica joga um futebol solto, solidário, atrativo e consequente…o seu adversário coloca todas as fichas na inconstância de Quaresma.
O FC Porto entregou a época quando decidiu repescar o chamado RQ7. O Cigano introduziu o caos no que já estava desagregado. É certo, pelo meio fez alguns golos bonitos, umas tantas trivelas e outros tantos passes de letra. Resultado? Zero.
O tricampeão nacional é hoje uma equipa esganada. Perdeu a sua filosofia de jogo, perdeu orientação, perdeu jogos e começa a perder tempo em relação à preparação da nova época.
A anunciada limpeza que Pinto da Costa pode fazer não passa disso mesmo: de um pífio anúncio. A questão que agora se coloca é a de saber se Pinto da Costa se sente com energia para virar a casa azul e branca de pernas para o ar, decapitando alguns dos seus lugares-tenentes.
Se a opção em relação ao próximo treinador portista passar por Fernando Santos, sobrará para quem o escolheu, o presidente, outro problema – os adeptos do FC Porto detestam o chamado engenheiro do Penta, o tal treinador que até parece que conquistou cinco campeonatos e que na verdade conquistou um em três possíveis.
Não sei, por isso, se PC continuará a ir por aí.
O que sei é que neste momento o FC Porto sabe por onde não ir mas ainda longe de saber por onde pode ir.
Nesse entretanto aproxima-se vertiginosamente o pagamento de mais um pesado empréstimo obrigacionista que provavelmente terá de ser pago com outro enquanto a Benfica TV se prepara para alargar o seu espectro de clientes e, por consequência, o seu mercado.