— ler mais..

  Foto Luís Vieira Nos últimos 20 anos, o Benfica andou em bolandas. Jorge Brito fez o que pôde para salvar o clube da ruína financeira e, apesar de tudo, foi campeão. Seguiu-se Manuel Damásio e o ..." /> — ler mais..

  Foto Luís Vieira Nos últimos 20 anos, o Benfica andou em bolandas. Jorge Brito fez o que pôde para salvar o clube da ruína financeira e, apesar de tudo, foi campeão. Seguiu-se Manuel Damásio e o ..." /> Luís Filipe Vieira: angústia para juntar - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Luís Filipe Vieira: angústia para juntar

19 Outubro, 2012 845 visualizações

 

Foto Luís Vieira

Nos últimos 20 anos, o Benfica andou em bolandas.

Jorge Brito fez o que pôde para salvar o clube da ruína financeira e, apesar de tudo, foi campeão.

Seguiu-se Manuel Damásio e o sonho daquela parceria com a Parmalat que teve o mérito de me render uma palete de leite achocolatado quando fui entrevistar o então presidente do Benfica na companhia do João Esteves. Damásio fez questão de nos mostrar o mérito do leite com chocolate italiano, que foi buscar a uma arrecadação que tinha no seu gabinete presidencial. É tudo o que de mais relevante me lembro desse mandato para além da capela da Luz ideia da dona Margarida.

O desastre esteve de novo iminente quando Vale e Azevedo conseguiu sentar-se na sua cadeira de sonho. Apesar de tudo, um visionário, quando quis rasgar os contratos de direitos televisivos…

Manuel Vilarinho apareceu com o objetivo de eliminar Vale, o que conseguiu em cima da hora, quando Eusébio finalmente mostrou a sua tendência.

Estava aberto caminho para Luís Filipe Vieira, vindo de um Alverca que tinha sido sensação e que entretanto foi varrido do mapa.

Vieira marcou logo o seu território, ou seja, elegeu Pinto da Costa como inimigo público n.º1. O velho amigo a quem tinha oferecido um mocho sobre o livro da sabedoria e que presenteou com uma limousine quando o Papa visitou Alverca.

Com Veiga a seu lado, Vieira quebrou o jejum de títulos, aproveitando a ressaca do FC Porto após a saída de Mourinho, o tal treinador que Vilarinho trocou por Toni.

O Benfica parecia estar de regresso aos anos dourados mas Pinto da Costa e o FC Porto não deixaram. Tetracampeonato! Benfica de novo em défice…

Mais um lance de Vieira: Jesus! Resultou logo no 1.º ano mas o FC Porto voltou a reagir e descobriu Villas-Boas.

Neste entretanto, até a águia Vitória foi despedida mas não acabou no tabuleiro, tal como o capão de Freamunde…

Hoje, LFV tem pela frente mais uma eleição mas desta vez com um concorrente com mais “peso” que Bruno Carvalho. O juiz Rangel tem fortes apoios institucionais e aqueles que chumbaram as contas do Benfica estão com ele. E não são poucos.

Por isso mesmo, Vieira jogou todos os trunfos. Foi buscar reforçòs à concorrência e chamou Moniz para o seu lado. O antigo homem forte da RTP (lembram-se de Futre no Benfica?) e da TVI era uma ameaça e agora até se diz que lá mais para diante pode ser cooptado para a presidência… Pouco interessa, por agora. O que interessa é saber se Rangel vai conseguir fazer alguma sombra a um Vieira que recusou qualquer debate pois está perfeitamente consciente de que não tem capacidade para defrontar Rangel nesse plano. Ok, também não se pode pedir a um presidente que seja um mestre na oratória, na ironia ou mesmo na declamação de poesia. Cada um é para o que nasce.

A verdade é só uma. Ganhe quem ganhar as próximas eleições, o Benfica nunca mais será o mesmo.

Entretanto, são levantadas dúvidas quanto à antiguidade de Vieira como sócio do Benfica…

COMENTÁRIO EM DESTAQUE

 # HFVM disse em 19-10-2012 às 17h40

O Vale e Azevedo foi mau mas o Manuel Damásio foi o responsável pelo longo jejum que se seguiu. Despediu o Toni e foi contratar o Artur Jorge que mandou embora a equipa campeã. Por isso mete-me confusão ver alguns Damasistas falarem na T.V contra a actual direção que não sendo perfeita lá endireitou algumas coisitas.