— ler mais..

Tardou mas chegou. O dragão já cospe fogo tentando queimar Mário Figueiredo. Está visto que o clube portista não digeriu o xito que levou nas últimas eleições da Liga, permtindo que a cadeira de s..." /> — ler mais..

Tardou mas chegou. O dragão já cospe fogo tentando queimar Mário Figueiredo. Está visto que o clube portista não digeriu o xito que levou nas últimas eleições da Liga, permtindo que a cadeira de s..." /> Figueiredo debaixo de fogo - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Figueiredo debaixo de fogo

14 Março, 2012 746 visualizações

Tardou mas chegou.

O dragão já cospe fogo tentando queimar Mário Figueiredo.

Está visto que o clube portista não digeriu o xito que levou nas últimas eleições da Liga, permtindo que a cadeira de sonho que foi de Fernando Gomes passasse a ser do advogado que litigou pelo Marítimo no “caso Kléber”, também genro do presidente do clube insular e membro até aí do escritório de advogados do administrador portista Adelino Caldeira e do advogado – Gil Moreira dos Santos – que defendeu o líder portista no processo Apito Dourado.

O FC Porto anunciou que vai recorrer da decisão do alargamento para o Conselho de Justiça da FPF. O Nacional e o Sporting vão fazer o mesmo. Quanto ao Benfica, nicles de pickles.

Eu só gostava de saber quais foram os dois clubes da I Liga se abstiveram na votação que deu a vitória aos defensores do alargamento com repescagens por 23-21. Tenho uma séria suspeita mas o livro de estilo de BnA não me permite abastecer em fontanários, só em bares de alterne…

Mas não custa nada acreditar na teoria de que o alargamento pode ser o princípio do fim de Mário Figueiredo como presidente da Liga, silenciando de novo os pequenos e médios clubes naquela que é a grande questão, a da centralização dos direitos televisivos.

É mesmo assim: nada como uma boa cortina de fumo para ferir de morte quem ousa subverter o monopólio estabelecido que abastece diversas clientelas, embora uns às pinguinhas e outros à velocidade de jacto de mangueira de bombeiro.

PS – Mas podem a FPF e o Conselho Nacional do Desporto vetar este alargamento? Podem mas não devem pois a Liga está legitimada pela lei para organizar os seus campeoantos, tendo com a FPF apenas protocolos financeiros e de prestação de serviços (disciplina e arbitragem). Ou será que a NBA, o campeonato desportivo mais rentável do mundo, não depende apenas de si na configuração do respectivo campeonato? Não tarda nada e vamos descobrir que a FPF tem uma golden share na Liga…

Entretanto, aqui vos deixo o que me disse António Fiúsa sobre o assunto:

«Acho estranhas estas críticas do dr. Luís Duque pois na última reunião da comissão da I Liga, em Fátima, o Sporting esteve representando pelo senhor José Godinho e a sua posição foi a de que não estava de acordo com o alargamento mas respeitava a posição da maioria. Mas já estamos habituados a estas posições do dr. Luís Duque pois normalmente está contra o que diz o presidente do seu clube.
Quanto ao engenheiro Rui Alves, pessoa que respeito e admiro muito, fica-lhe mal estar sempre no contra. Todos sabemos que quis ser presidente da Liga mas não conseguiu o apoio dos clubes, Desde o tempo do dr. Fernando Gomes que nos habituamos às suas impugnações. Não nos incomodam minimamente posições de quem está sempre contra tudo e contra todos.
Quanto à verdade desportiva, fico estupefacto quando a põem em causa. Sabe o que é a verdade desportiva realmente? É em Agosto quando os clubes grandes recebem 70% das receitas televisivas e todos os outros apenas 3'%. É esses clubes com um só jogador pagarem o orçamento de qualquer clube pequeno ou médio. A nossa verdade desportiva é defrontar essas equipas a pensarmos por quantos vamos perder tal é a diferença de valores.
Quando há democracia, há que respeitar a posição de quem ganha. Mais nada. Não me espantam, por outro lado, as posições de alguns comentadores e paineleiros como o dr. Dias Ferreira pois estão lá para defender as respectivas cores. O clubes grandes querem é continuar a receber mais dinheiro e a ter tempo para no final da época irem ganhar milhões em torneios em Angola ou na América enquanto nós temos de mandar os jogadores para casa e pagar dois meses sem termos jogos.
Prémios para vencer? Mas então só agora é que descobriram isso. Sempre houve e ninguém falou da verdade desportiva. E quem é que paga esses prémios, quem?
O que aconteceu nesta assembleia foi que os clubes pequenos e médios finalmente acordaram e tiraram da máquina pelo menos dois clubes. Não é nada que já não tivesse acontecido. Nas últimas épocas, quando foi o caso Mateus quem é que não desceu? O Belenenses. Quando o Boavista foi para a II Divisão quem é que ficou na 1.ª? O Paços de Ferreira. E quando foi a vez do Estrela? O Belenenses.
Nada receio em relação à FPF. Quem manda são os clubes e o dr. Fernando Gomes que não se esqueça que trabalhei muito para a sua eleição e que foram as pequenas e médias associações que o elegeram, não foram as grandes.