— ler mais..

Aos 73 anos, prestes a atingir 29 anos de presidência no FC Porto, Pinto da Costa está à beira de um ano dourado. Falta apenas a Taça de Portugal e a Liga Europa. A primeira é mais fácil que a seg..." /> — ler mais..

Aos 73 anos, prestes a atingir 29 anos de presidência no FC Porto, Pinto da Costa está à beira de um ano dourado. Falta apenas a Taça de Portugal e a Liga Europa. A primeira é mais fácil que a seg..." /> Pinto da Costa em potência máxima - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Pinto da Costa em potência máxima

11 Maio, 2011 1712 visualizações

Aos 73 anos, prestes a atingir 29 anos de presidência no FC Porto, Pinto da Costa está à beira de um ano dourado. Falta apenas a Taça de Portugal e a Liga Europa. A primeira é mais fácil que a segunda mas o trabalho mais complicado está feito: campeonato ganho e o Benfica atirado para a vala comum, lambendo já feridas que serão difíceis de fechar.

Sempre que se fala na possibilidade de PC estar prestes a perder o seu “power”, eis que este se reeinventa e regressa a toda a força das suas turbinas. O líder e criador dos dragões continua com uma vitalidade à prova de idade e embora não seja infalível a verdade é que o seu “olho clínico” continua a funcionar, sobretudo na escolha de treinadores e dos tais três pilares que desde o início são para si sagrados: três centrais de real categoria.

Hoje, saiu já a notícia que dá conta que o Tribunal Administrativa considera inexistente o castigo de dois anos de suspensão que lhe foi aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga e confirmado pelo Conselho de Justiça da FPF, única mancha no seu cadastro desportivo, na sequência do processo Apito Dourado. É mais uma vitória para JNPC embora dificilmente se consiga apagar da História do Futebol tudo o que se soube nomeadamente sobre o processo da fruta e o da visita domiciliária do árbitro Duarte. Mas, já se sabe, a paixão dos adeptos tudo supera e os resultados aí estão para falar mais alto que tudo o resto.

Ao lado de Fernanda Miranda, a bela brasileira que agora é sua companheira, Pinto da Costa conseguiu também finalmente algo que lhe faltava: ter ao seu lado o filho Alexandre e o respectivo neto, facto que mencionou com voz embargada no jantar dos campeões.

Há poucos dias, num desses muitos programas de televisão, alguém dizia que os adeptos do Benfica gostavam de contar com Falcão e com Pinto da Costa. É o maior elogio que se pode fazer ao omnipresidente portista, o reconhecimento dos seus méritos vindo dos maiores adversários.

Obviamente, Pinto da Costa, que julgo conhecer razoavelmente bem, tem os seus defeitos como todos os seres humanos, é completamente imprevisível nas suas reacções e gosta de se rodear de bajuladores (como todos os grandes líderes, afinal). Mas decide sempre sozinho. Segue o seu “feeling” e respeita a velha cartlha.

Está mais que visto que enquanto estiver por cá os seus adversários terão muitas dificuldades para quebrar esta hegemonia do FC Porto. A grandes questão é o dia seguinte. Não acredito que PC se preocupe muito com a sua sucessão pois esta parece estar assegurada por alguns alunos que frequentaram a sua escola e sobretudo por um que também frequentou a escola de José Maria Pedroto.

Quantos aos problemas de liquidez da SAD portista, PC mais uma vez saberá resolvê-los com mais uma venda sensacional no defeso que aí vem ou com mais um empréstimo obrigacionista alavancado pelas perspectivas de sucesso. Não é esta propriamente a grande especialidade do líder portista mas há sempre alguém ao seu lado tecnicamente capaz de resolver os problemas que se colocam a este nível, como é o caso presente de Angelino Ferreira.

Portanto, temos aí PC para as curvas. E que curvas!