— ler mais..

  Em Guimarães se diz “aqui nasceu em Portugal”. É algo que está hoje longe de ser uma verdade histórica. Entre outras coisas, o condado que deu o nome a este país não era o Condado de..." /> — ler mais..

  Em Guimarães se diz “aqui nasceu em Portugal”. É algo que está hoje longe de ser uma verdade histórica. Entre outras coisas, o condado que deu o nome a este país não era o Condado de..." /> ESTADO DE GUERRA - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

ESTADO DE GUERRA

8 Abril, 2010 648 visualizações

 

Em Guimarães se diz “aqui nasceu em Portugal”. É algo que está hoje longe de ser uma verdade histórica. Entre outras coisas, o condado que deu o nome a este país não era o Condado de Guimarães mas o de Portucale e o próprio rei-fundador terá nascido em Viseu e não na chamada cidade-berço. Adiante. O que ninguém pode tirar a Guimarães é a sua traça medievalista, consagrada com a atribuição para a cidade da capital europeia da cultura em 2012, a par de Maribor. Não sei qual foi o critério mas esta foi uma decisão que não me surpreendeu pois quando vou a Guimarães não visito só o estádio ou o complexo Pimenta Machado, quando posso dou um salto ao castelo ou ao Paço dos Duques de Bragança e mesmo à zona do centro histórico. O que fiquei a saber, depois de passar pelo blogue Vimaranes e ali ter visto este cartaz alegadamente captado num café da cidade, é que o vimaranense do século XII continua no código genético do vimaranense do século XXI, isto é. quando toca o olifonte para a guerra vale tudo até arrancar olhos. Ou cabeças a mouros, perdão, a árbitros.