suzy menkes
Suzy Menkes
international vogue editor

26

Numa altura em que a Christie’s leiloa posters de pin-ups online, Suzy Menkes indaga se se pode fazer o seu reboot depois de uma revolução feminista.

Num fim-de-semana chuvoso, a imagem fez-me sorrir: caracóis louros, dentes brancos e corpos curvilíneos em alegres fatos de banho.

“As Mulheres mais Bonitas do Mundo”, anunciava um poster para o “Verão em Monte Carlo”.

A imagem seguinte, no ecrã, era a de Marilyn Monroe nos primórdios da sua fama. Era uma jovem com curvas na praia, a usar o seu chapéu de sol como apoio para a sua pose – de rabo empinado.

Percorri os looks das outras poster girls à medida que a Christie’s inaugurava a venda online do The Art of the Pin-Up (acontece até 3 de dezembro, em www.Christies.com/PinUps)

Gostei do duo da Bally, curvadas e nuas, com sapatos em tons pastel que se tocam; e outro duo, da Perrier, nos braços um do outro. Consigo imaginar que no período da Guerra e nesses tempos difíceis, os posters de publicidade com sex-appeal alegravam as sóbrias ruas.

Mas de repente, o meu sorriso desvaneceu-se com este pensamento: as imagens sedutoras e alegres, de uma era de inocentes provocações, pareciam-se assustadoramente com Miley Cyrus e o seu twerk, com Beyoncé nos seus fatos minúsculos e sexualmente provocantes quando atua, Kim Kardashian a revelar a sua caraterística mais famosa e Britney Spears a sexualizar a sua outrora aparência adolescente.

As últimas três são mães – e que imagem sexista passam os seus looks em palco para os seus filhos, quanto mais para os seus fãs.

Não tenho problemas com as pin-ups do passado, principalmente porque a Christie’s incluiu posters de homens na venda. Campanhas arriscadas da Dior dos anos 70 mostram um homem nu numa porta de casa-de-banho entreaberta.

Se alguma vez compraria uma fotografia de pin-up? A Marilyn de 1949, captada por Andre de Dienes, pode ser uma compra enraçada para animar a parede da minha biblioteca. Ainda que as licitações comecem nas 300 libras, o valor base do de Marilyn é de 1.400 libras.

Mas há algo de disruptivo na ideia de Miley e cia. continuarem a recorrer às suas figuras como forma de provocação sexual 80 anos depois de Marilyn ter pisado aquela praia. Um século, um milénio e uma revolução feminista aconteceram desde então.

Eu vi postais do Hawai e Japão carregados de sexualidade. E aquelas conservadoras Vitorianas foram as primeiras a sair com imagens marotas à beira-mar. Mas gosto de pesar que as pin-ups estão no passado. E vou dedicar os meus posts desta semana a mulheres poderosas que emanam mensagens fortes e pessoais, dedicadas às mulheres, no modo como se apresentam.

A primeira: Loulou de la Falaise – e como o seu papel foi muito mais dinâmico do que ser apenas uma musa para Yves Saint Laurent.

ABOUT SUZY

suzy

 

Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

SEARCH