Foi no Porto, curiosamente através de um médico ligado ao FC Porto, o popular “dr. Zito”, que se criou uma nova figura do Código Penal, “a tentativa de homicídio por meio audiovisual.” No auge do “caso Paula”, a SIC fez uma emissão memorável, que acabou com o antigo selecionador nacional, António Oliveira, no hospital, em choque com as peripécias que metiam prostitutas ali divulgadas. Apareceu então José Carlos Esteves a dizer que a televisão de Carnaxide tentara assassinar Oliveira.

Agora, foi outra vez no Porto que se criou nova figura penal, mais leve, a “agressão por meio audiovisual.” Expliquemos.

O jornalista da TVI, Valdemar Duarte, foi insultado e agredido no Estádio do Dragão, depois de ter narrado o FC Porto-Sp. Braga. Lamentável, primária, cobarde, a atitude dos capangas encartados.

Mais tarde, Guilherme Aguiar explicou que tal arraial de porrada se deveu ao facto de Valdemar Duarte ter passado o jogo “a agredir” o FC Porto. Portanto… se a parvoíce valesse o Nobel teria no Porto dois distintos premiados: José Carlos Esteves e Guilherme Aguiar “themselves”.