— ler mais..

A recente entrevista do presidente portista ao Porto Canal confirmou aquilo que há muito todos percebemos: Pinto da Costa mudou. Agora, ao invés do que sucedeu durante décadas, assume os seus erro..." /> — ler mais..

A recente entrevista do presidente portista ao Porto Canal confirmou aquilo que há muito todos percebemos: Pinto da Costa mudou. Agora, ao invés do que sucedeu durante décadas, assume os seus erro..." /> Pinto da Costa mudou - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

Pinto da Costa mudou

8 Abril, 2016 4341 visualizações

ng570B842A-9751-4FE7-AE6D-1090D681B7C8

A recente entrevista do presidente portista ao Porto Canal confirmou aquilo que há muito todos percebemos: Pinto da Costa mudou. Agora, ao invés do que sucedeu durante décadas, assume os seus erros, envia recados públicos aos jogadores, não garante a continuidade de um treinador com contrato, confessa ter aceitado comprar futebolistas que desconhecia e confirma ter sentido vergonha ao ver o seu clube perder em casa com o Tondela. Isto, há uns anos, seria impossível. Os problemas, claro, podiam ser idênticos ou parecidos, mas a gestão dos mesmos era feita de outra forma, dentro de casa, sem a exposição mediática que agora se observa. O modelo que vingou como nenhum outro na história do desporto nacional parece estar esgotado.

Para muita gente, a mudança de estratégia está directamente ligada à idade de Pinto da Costa. Sinceramente, não creio que seja essa a questão. É verdade que os 78 anos já não permitem ao líder dos dragões uma actividade tão frenética quanto no passado, é óbvio que agora sente outra necessidade de delegar funções que antigamente jamais deixavam de estar sob sua alçada. No entanto, basta vê-lo em acção para se perceber que o presidente do FC Porto ainda aí está para as curvas. O que mudou, verdadeiramente, é que o clube, de repente, passou a estar distante do sucesso desportivo. E é aí que todos os problemas começam. No Porto ou em qualquer outro local.

Já li e ouvi muitos comentadores admirados com a súbita onda de contestação no FC Porto e, por extensão, a Pinto da Costa. Tudo porque o número um portista era intocável. De facto, durante vários anos assim pareceu. Contudo, essa “barreira protectora” tinha uma razão de ser bem evidente: os resultados positivos. No FC Porto, como no Benfica ou no Sporting, tudo está bem quando se ganha ou, pelo menos, se vai ganhando com regularidade. Ora, sob a batuta de Pinto da Costa o clube nortenho venceu como nunca antes o fizera. Em quantidade e qualidade. Como é que uma eventual oposição ao presidente podia ter visibilidade? Não era possível, mesmo que pelo caminho se fossem identificando erros ou opções discutíveis. Colocar em causa o rumo trilhado por Pinto da Costa era, por si só, fatal para quem ousasse levantar a voz. Quem o fizesse estava condenado a falar praticamente sozinho. Os sócios e adeptos alimentam-se de triunfos…

Agora, o cenário mudou. O FC Porto vai cumprir o terceiro campeonato seguido sem vencer. Pior: isso irá acontecer quando continua a ter o maior orçamento dos três grandes. Por outras palavras: o investimento existe, mas parece objectivamente estar a ser mal feito. E se dúvidas existissem em relação a isso, o próprio Pinto da Costa o garantiu nesta entrevista.

Pouco tempo depois de assegurar que a equipa portista só não estava na liderança do Campeonato devido aos erros dos juízes, Pinto da Costa mudou a agulha e – mesmo entre indirectas a adversários e arbitragem – confirmou o que todos sabemos: o FC Porto está atrás de Benfica e Sporting porque, com tantos erros antes e durante a época, seria virtualmente impossível surgir à frente dos rivais. Nas suas palavras, isto equivale a: “batemos no fundo”…