— ler mais..

Se é certo que o Benfica – tal como o FC Porto – tem uma partida em atraso com o U. Madeira e isso pode proporcionar-lhe atingir os 21 pontos, a verdade é que, por agora, o Sp. Braga (20) ocupa um ..." /> — ler mais..

Se é certo que o Benfica – tal como o FC Porto – tem uma partida em atraso com o U. Madeira e isso pode proporcionar-lhe atingir os 21 pontos, a verdade é que, por agora, o Sp. Braga (20) ocupa um ..." /> Muro de betão no Minho - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

Muro de betão no Minho

12 Novembro, 2015 1799 visualizações

Se é certo que o Benfica – tal como o FC Porto – tem uma partida em atraso com o U. Madeira e isso pode proporcionar-lhe atingir os 21 pontos, a verdade é que, por agora, o Sp. Braga (20) ocupa um excelente terceiro lugar na classificação. O ataque minhoto, com 17 remates certeiros, não está nada distante dos 18 dos dragões ou dos 19 do líder Sporting. Só os encarnados, com 22, estão um pouco longe. Mas, se calhar, muito do atual sucesso arsenalista deve-se, em primeira análise, ao acerto defensivo da formação comandada por Paulo Fonseca.

Os bracarenses somam quatro golos sofridos, exatamente tantos quanto o FCPorto. Contudo, como já se referiu, a equipa de Lopetegui tem um jogo a menos, razão pela qual a média dos minhotos (0,4 golos encaixados por partida) é ligeiramente melhor . Mas, mais notável é constatar que o Sp. Braga cumpriu nesta 10.ª jornada, na Madeira, o quinto jogo consecutivo sem ver a sua baliza violada na prova. Com efeito, o sector recuados dos minhotos passou incólume no dérbi em Guimarães (1-0), na receção ao Arouca (0-0), na deslocação ao Dragão (0-0), na goleada caseira ao Belenenses (4-0) e agora no triunfo na Choupana face ao União (1-0).

A última vez que o russo Kritciuk, de 24 anos, foi buscar a bola dentro da baliza por si defendida aconteceu na quinta ronda. O autor da proeza foi o brasileiro Dyego Sousa, avançado do Marítimo. Desde então passaram 502 minutos, o que equivale a mais de 8 horas de futebol. Notável!

Por mais estranho que possa parecer, o Sp. Braga não começou a época com a dupla de centrais que agora está em alta (Boly e Ricardo Ferreira). As primeiras opções recaíram em Aderlan Santos – entretanto negociado para os espanhóis do Valencia – e André Pinto.
Olhando para as defesas menos batidas à passagem da 10.ª jornada na última década conclui-se que os minhotos começam a estar habituados a apresentar defesas de betão. Aliás, neste período, o recorde pertence-lhes, pois na época 2005/06, após uma dezena de encontros, apenas tinham sofrido dois golos.
SABIA QUE…
» O U. Madeira (só tem 8 partidas cumpridas) marcou 1 golo nos últimos sete encontros? Os insulares festejaram duas vezes na ronda inaugural (frente aos rivais do Marítimo), mas desde então só acertaram um pontapé na baliza do Estoril.
» Nas últimas cinco rondas (com dois jogos em atraso) foram assinalados apenas 4 penáltis? Nas primeiras cinco tinha sido… 18!
» Benfica e FC Porto, apesar de terem um jogo em atraso, são as duas equipas com mais remates? As águias somam 150 ‘tiros’ e os dragões já ‘dispararam’ 139 vezes.
» O golo do leão Slimani, em cima do apito final, impediu o Arouca de somar o sexto empate seguido? Ainda assim, os nortenhos são os reis dos empates (6) na competição.
» O líder Sporting foi a primeira equipa a conseguir quatro vitórias consecutivas na época?