— ler mais..

O técnico do Benfica é uma das figuras mais interessantes da história recente do futebol nacional. Tem uma enorme experiência acumulada, prometeu (e cumpriu) voltar a entusiasmar as bancadas da Lu..." /> — ler mais..

O técnico do Benfica é uma das figuras mais interessantes da história recente do futebol nacional. Tem uma enorme experiência acumulada, prometeu (e cumpriu) voltar a entusiasmar as bancadas da Lu..." /> Jesus ?morre? com Emerson - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

Jesus ?morre? com Emerson

3 Março, 2012 680 visualizações

O técnico do Benfica é uma das figuras mais interessantes da história recente do futebol nacional. Tem uma enorme experiência acumulada, prometeu (e cumpriu) voltar a entusiasmar as bancadas da Luz e levou as águias ao título e à recuperação da imagem nas competições internacionais. Mais: costuma preparar bem os jogos e sabe mentalizar de forma adequada os futebolistas quando a onda é positiva. No entanto, como sucede com todos nós, não é perfeito. E não, não estou a pensar nas suas dificuldades ao nível do português. O  maior problema do treinador encarnado é a teimosia.

Jesus andou mais de uma época para perceber que sem Aimar a sua equipa chegava a roçar a mediocridade, que sem a magia do argentino a criar desequilíbrios tudo o resto funcionava de forma sofrível se é que funcionava. Esta temporada, é justo dizê-lo, teve de admitir esse evidência e, naturalmente, conceder a titularidade quase sempre ao sul-americano. Todavia, a visão do passado atormentou-o em Coimbra, por exemplo. E só ele não disse, no final do nulo com os estudantes, que o Benfica – que tinha melhorado imenso com a entrada de Nelson Oliveira – acabara quando resolveu retirar o criativo.

A época passada, claro, também viu sempre naquele rapaz alto que actuava como guarda-redes algo que ninguém entende. Foi por aí que as águias começaram a perder o campeonato nas primeiras jornadas, foi também por aí que viram o FC Porto festejar o título na Luz.

Esta temporada, Jesus encontrou outro fetiche. Chama-se Emerson, um lateral esquerdo de recursos limitados, um suplente aceitável (posição para a qual bastava Luís Martins, por exemplo), mas um futebolista sem nível para ser indiscutível numa equipa de topo. E o mais estranho é que o brasileiro parece ser o melhor futebolista do planeta se tivermos em conta que um campeão do Mundo e da Europa (Capdevilla) não tem a mínima hipótese de jogar nos embates “a sério”. Estará o espanhol assim tão mal nos treinos? Será Jesus capaz de ver em Emerson algo que mais ninguém observa? Seja como for penso que, na próxima época, o brasileiro não estará na Luz…

Na terceira derrota consecutiva em casa com o FC Porto – um registo histórico que bem gostaria de não ostentar -, Jesus viu a sua equipa começar mal, lograr dar a volta e acabar por morrer quando Emerson foi expulso. O técnico afirmou aos jornalistas que, ao intervalo, tinha falado com o atleta por causa do cartão amarelo. Mais: disse saber que o FC Porto iria pressionar por aí. Faria melhor se não tivesse dito nada. É que admitir saber o que aconteceria e deixar isso ir adiante não é particularmente inteligente…  De resto, também devia ter tentado que os seus homens fizessem a mesma coisa ao deslocado Djalma, improvisado lateral direito após a saída de Rolando e passagem de Maicon para o centro da defesa portista.

Com mais este tropeção, o Benfica ficou a 3 pontos do FC Porto (que poderão ser 4 em caso de igualdade), à mercê do Sp. Braga e num autêntico buraco a escassos dias de receber o Zenit. Seguir para os quartos-de-final da “Champions” só será possível com um triunfo. Mas, sem o suspenso Aimar (e vamos ver Garay), com a equipa psicologicamente de rastos e com os adeptos a verem repetir-se o filme da época passada (sequência de vitórias interrompida na altura proibida)… o cenário é, no mínimo, cinzento. Para o clube e, já agora, para Jesus que, penso eu, não se pode dar ao luxo de ter mais uma época de quase, quase.

Falta acrescentar que o clássico da Luz pode empurrar Vítor Pereira para a conquista do título nacional. Já estou preparado para assumir o meu erro de análise no arranque da temporada. Estava completamente convicto que sob a alçada de um técnico sem experiência, nem qualidade, os dragões iam passar uma temporada “de seca”. É provável que me engane, mas só apenas quanto ao desfecho da Liga. É que na Luz ficou provado que só Vítor Pereira consegue, em condições normais, deixar James no banco. Se sem dormir o colombiano joga assim, imaginem em condições normais? Quem não vê isto, mesmo quando vence, não revela perceber muito do assunto.

PS – Triste a forma como Jesus e Vieira se atiraram ao(s) árbitro(s) no final do encontro. Maicon estava mesmo fora de jogo no lance do 3-2 e, em Coimbra, também é verdade, as águias tiveram razões de queixa. Contudo, quando se é competente é muito mais fácil ultrapassar os erros alheios. O técnico encarnado, pelos vistos, nunca tem culpa de um resultado negativo da sua equipa, nem se engana. Se calhar foi algum juiz que lhe falou em Emerson, em Roberto ou sugeriu limitar os minutos de Aimar…

Nota: só alertado por um leitor do blog percebi mais uma “adivinhação” de Jesus. Ao intervalo ela já sabia que o FC Porto ia forçar a expulsão de Emerson, mesmo antes de este ter recebido o primeiro amarelo. Enfim…