Pedro Lains: “2013”

04/04/2011
Colocado por: massamonetaria

Nota do editor: Pedro Lains, professor no ICS e bloguer, entre outros, em Pedro Lains, aceitou o convite do massa monetária e, até ao final de Abril, publicará os seus posts também nesta casa.

 

O espírito é cataclítico. Como se o amanhã fosse acabar. Pois, que não se desespere. Em 2013 a Alemanha pode mudar de rumo político e com ela a Europa. Merkel vai ficar bem na História, mas em 2013 vai sair e ainda bem. Não sairá antes, que lá na Alemanha os mandatos são para levar até ao fim, e por isso vamos ter de continuar a contrair. Entretanto, até nem é mau que haja esta sucessão de ajustamentos forçados, pois a integração financeira estava a ir longe demais para as sensibilidades políticas nacionais, através da Europa. A integração é boa mas é mau que os mercados sejam levados a dar sinais errados. Juros para Portugal iguais aos da Alemanha? Isso era mau. Teve de acabar. E alguém podia esperar mais globalização com a mesma volatilidade, isto é, com os altos e baixos dos tempos de Bretton Woods?

 

Em 1983, Portugal estava em crise. Mas também não estava só. É desse ano a famosa capa do “Economist” que dava as Comunidades Europeias como mortas. Alguém então podia imaginar o Acto Único Europeu e o alargamento a sul, três anos depois?

 

Moral da história: é altura de nos preocuparmos, mas não de fazer disparates ou de nos precipitarmos sobre o abismo. Não nos esqueçamos de 1983 e, sobretudo, de 1986.