O programa do Governo em três palavras: Estado, empresas e gestão

29/06/2011
Colocado por: Rui Peres Jorge

Vale o que vale, mas… quais serão as palavras que o programa de Governo de 129 páginas mais repete? Feitos alguns ajustes para retirar algumas que são naturalmente muito frequentes neste tipo de documento – como Governo, Portugal ou programa – há três termos no documento que se destacam pela repetição: Estado, empresas e gestão.

 

 

 

Fonte: Programa de Governo, Negócios e Wordle

  

No documento, a palavra Estado é repetida 121 vezes, enquanto empresa ou empresas somam 129 vezes, seguidos pela gestão, com 84 vezes. Outras palavras a reter: recursos (66 vezes) e desenvolvimento (67 vezes). O termo “social” é usado mais de uma centena de vezes, mas com fins tão diversos como Estado social, segurança social ou sector social.

 

Olhando para Estado, empresas, gestão, recursos e desenvolvimento é-se tentado a pensar sobre a a prevalência de um discurso com um pendor empresarial no programa do Executivo. Se bem que essa impressão possa também ser influenciada pela confiança na qualidade da gestão privada que o programa evidencia, e que vai de transportes públicos à Saúde.

 

Nota: sobre palavras e frases do programa do Governo vale a pena dar uma vista de olhos ao trabalho do Dinheiro Vivo.

 

Rui Peres Jorge