O fantasma da Grécia paira sobre Portugal

25/09/2012
Colocado por: Rui Peres Jorge

Como o Negócios notou pela manhã o recuo do Governo na TSU correu o mundo e pintou um quadro negativo sobre o ajustamento português: o Governo sai fragilizado e o próprio sucesso do programa de ajustamento começa a ser posto em causa. O FT chama-lhe um recuo embaraçoso. O El País classifica a medida abandonada como uma “experiência social” e diz que a coligação esteve por um fio. O Wall Street Journal considera que a aplicação de medidas de austeridade adicionais está agora mais difícil. E Ambrose Evans-Pritchard defende que Portugal entrou numa nova fase da crise. O fantasta da Grécia começa a pairar sobre Portugal. A piorar o cenário está a envolvente externa que piora a cada dia. A S&P reviu em baixa as previsões de crescimento para a Zona Euro e para Espanha e avisa que os problemas de liquidez resultarão em recessão certa em Portugal. Ontem, Christine Lagarde apontou para uma revisão em baixa do crescimento mundial por parte do FMI. Além disso, estamos também a ler:

 

2) Inside Mario Draghi's euro rescue plan. A Reuters faz um viagem aos bastidores da tomada de decisão do BCE em comprar dívida pública europeia.

 

3) Central Banks on the Offensive?. BCE, Fed e Banco do Japão anunciaram recentemente medidas anti-crise. Será que estão coordenados? No Project Sydicate Jean Pisani-Ferry diz que, infelizmente, não.   

 

4) Hard Truths About Global Growth. Mais um texto do Nobel Michael Spence no Project Syndicate sobre as dificuldades de crescimento que as economias avançadas que estão a enfrentar: não há saída fácil e perante os cortes no investimento, o futuro será de baixo crescimento.

 

5) Previsões para Nobel. Ross, Atkinson e Shiller são aposta da Thomson Reuters Citation Laureates para prémio Nobel da Economia. O prémio na Economia é conhecido a 15 de Outubro.

 

6) “What’s the use of economics? Introduction to the Vox debate“. O Vox lançou mais um debate, cuja introdução cabe a Diane Coyle. Para que serve a Economia e como deve ser ensinada?

Rui Peres Jorge