O euro não vai acabar

02/04/2012
Colocado por: Pedro Romano

Pelo menos, para já. Charlez Wyplosz explica porquê, num artigo brilhante publicado hoje na Bloomberg. Why the currency won't colapse toca em (quase) tudo: o cherry-picking de algumas comparações entre países fora e dentro da união monetária, o problema de comparar o euro com o dólar e a importância de analisar a questão em prazos mais dilatados. Além disso, estamos a ler: 

 

2. Big banks prepare to pay back LTRO loans (Financial Times). Já há bancos a devolver ao BCE uma parte do dinheiro conseguido ao abrigo das LTRO a três anos.

 

3. Having a say: Bundestag's rights could threaten euro rescue e Even a one trillion euro firewall wouldn't be enough (do Der Spiegel) são boas peças para perceber o novo Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e os problemas que a sua operacionalização pode levantar.

 

4. Happiness and paternalism (Simon Wren Lewis, Mainly Macro). A economia da felicidade tem ganho importância nos últimos. Neste artigo, Wren Lewis compatibiliza duas posições aparentemente antagónicas: a de que o indivíduo é sempre o melhor juiz do seu próprio bem estar (microeconomia clássica) e a de que os mercados livres nem sempre maximizam a felicidade agregada (neuroeconomia).

 

5. Targets, intruments and the zero bound (Paul Krugman, The Conscience of a Liberal). Um texto técnico mas muito interessante acerca das armas à disposição da Fed e dos principais problemas de cada uma.

 

6. Public capital flows replacing public capital flows in eurozone (Jean-Pisany Ferry, Vox). Uma defesa convincente de que a crise da Zona Euro é apenas uma manifestação diferente de uma crise de balança de pagamentos. Altamente recomendado.

Latest posts by Pedro Romano (see all)