Gastar mais reduz o défice

23/03/2012
Colocado por: Pedro Romano

O Wall Street Journal dá hoje grande destaque a um estudo de Larry Summers e Brad DeLong, segundo o qual um estímulo orçamental pode diminui a dívida pública em determinadas circunstâncias. A armadilha de liquidez em que grande parte da Europa e EUA caíram é uma delas: Summers and DeLond push for more government spending. Também estamos a ler:

 

2. The logic and fairness of Greece's programme (Vox). O economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard, analisa o segundo programa de austeridada da Grécia. O diagnóstico “transpira” a Portugal por todos os poros.

 

3. Fed's Bullard sees price threat from G7delaying tighter policy (Bloomberg). Um dos presidentes da Fed alerta para os riscos que a actual política monetária pode ter para a inflação.

 

4. The strange case of disappearing productive capacity (Mainly Macro). A capacidade produtiva (aka PIB potencial) está a desaparecer um pouco por todo o mundo desenvolvido. Simon Wren-Lewis descobriu que o Reino Unido não escapa à regra.

 

5. Did the Krugman insurgency fail? (Noah Opinion). O keynesianismo pode não ter ganhado o combate teórico no seguimento da Grande Recessão, mas as Guerras da Macroeconomia ainda agora começaram. Um texto provocador de Noah Smith.

 

6. Ireland's debt burden: the many stages of grief (The Economist). A Irlanda está prestes a reestruturar a dívida garantida aos bancos nacionalizados. A Economist explica como.

 

 

 

Latest posts by Pedro Romano (see all)