Descubra as diferenças da bandeira portuguesa no México

17/10/2013
Colocado por: Bruno Simões

Que a situação em Portugal é de crise já todos sabemos, assim como sabemos que os tempos para a diplomacia portuguesa já tiveram melhores dias. O que não se esperava é que tudo isto se pudesse reflectir nas bandeiras que acompanham as intervenções do primeiro-ministro no estrangeiro.

O primeiro-ministro português está a fazer uma visita oficial ao México. Ontem discursou no Palácio Nacional, na Cidade do México, ao lado de Enrique Peña Nieto, o presidente do País. Ambos tinham atrás de si as bandeiras dos dois países, mas só a do México é que era oficial. A portuguesa parecia ter sido recortada à mão, aproveitando eventualmente o verde e vermelho da bandeira do México.

 

 

Passos ao lado de uma bandeira remendada. Fonte: Rádio Renascença

 

Enrique Peña Nieto também tinha atrás de si uma bandeira igualmente não oficial. Apesar de, à primeira vista, ser evidente que se trata de uma imitação amadora, o Massa Monetária disponibiliza aqui a bandeira oficial da República Portuguesa, reproduzindo o modelo disponível na Presidência da República..

 

 

A bandeira nacional oficial. Sem branco no meio da esfera armilar e com os castelos inclinados para fora (e não para dentro). Fonte: Presidência da República

 

A comparação entre uma e outra causa embaraço. A Renascença foi ouvir um especialista em heráldica, que considera que a tentativa mexicana de bandeira é “tosca” e “não oficial”. “Tudo me leva a crer que foi fabricada para desenrascar. Para evitar os recortes usaram a superfície branca e a esfera armilar está mal feita”, afirmou Segismundo Pinto. Só faltava dizer que uma bandeira não é um desenho para a escola, compadres!

 

Afinal não somos só nós que desenrascamos coisas quando precisamos.

 

Pelo menos temos o conforto de, dentro de portas, nunca ninguém ter desrespeitado o nosso símbolo nacional.

 

 

Hum, afinal não é bem assim.

 

Resta saber se este episódio vai afectar, de alguma forma, a parceria estratégica com o México.

 tosca
Bruno Simões