Contratação de 600 enfermeiros? Foi mentira, senhora deputada…

03/04/2013
Colocado por: Marlene Carrico

Ainda há quem caia nas mentiras do primeiro dia de Abril. Que o diga a deputada social-democrata, Laura Esperança, que acreditou que o Ministério da Saúde ia mesmo contratar mais 600 enfermeiros este ano.

 

O rol de elogios à equipa de Paulo Macedo já ia longo quando Laura Esperança congratulou o ministro da Saúde pela contratação de cerca de 600 enfermeiros ainda em 2013. As gargalhadas fizeram-se ouvir bem alto e o murmurinho começou a correr imediatamente. Isto por que a notícia a que a deputada se referia é falsa.

 

“Essa notícia é falsa senhora deputada e já foi desmentida”, disparou o deputado do PS, e ex-secretário de Estado Adjunto da Saúde, Manuel Pizarro, entre gargalhadas.

 

O episódio sucedeu-se esta manhã durante a Comissão de Saúde, no Parlamento. Na última ronda de questões, a deputada do PSD elencava um conjunto de medidas promovidas pela actual equipa ministerial e acabou por referir uma que não passou de uma mensagem falsa veiculada por correio electrónico e que circulou na segunda-feira, dia das mentiras.

 

Além desta notícia, foi ainda usado um endereço electrónico oficial do secretaria de Estado da Cultura para emitir um comunicado falso a dar conta da alocação de mais verbas para apoios às artes. O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros negou no próprio dia que o Governo estivesse sob ataque informático, esclarecendo que os comunicados falsos enviados a partir de e-mails oficiais tiveram origem na apropriação indevida dos endereços electrónicos. Entretanto a organização Mayday Lisboa reivindicou a autoria das notícias falsas.

Marlene Carrico