Como perdoar a dívida de nove mil pessoas em directo na TV?

06/06/2016
Colocado por: Nuno Aguiar

John Oliver

 

 

Não é a primeira vez que John Oliver vai mais longe do que algum apresentador de televisão já foi. Em Agosto do ano passado, tornou-se num televangelista e, poucas semanas depois, desafiou o Canadá a processá-lo. Agora, decidiu organizar muito provavelmente o maior perdão de dívida já alguma vez feito em televisão.

 

Num programa sobre os abusos na cobrança de dívidas a famílias, o antigo correspondente do Daily Show de John Stewart, quis mostrar como em muitos Estados está ao alcance de “qualquer idiota” tornar-se um profissional do ramo. Para provar o ponto, o comediante pagou 50 dólares para criar uma agência online de cobrança de dívidas no Mississippi. Chamou-lhe CARP (Central Asset Recovery Professionals), que também é o nome de um peixe que se alimenta no fundo do mar (não é uma coincidência).

 

Em pouco tempo, a CARP conseguiu comprar um pacote de 15 milhões de dólares (!) em dívidas relacionadas com despesas médicas por 60 mil dólares. “Por esse valor, seria enviado à CARP a informação pessoal, incluindo nomes, moradas e números de segurança social de quase nove mil pessoas”, explicou John Oliver. A partir daqui, a empresa poderia começar a contactar essas pessoas e pressioná-las a pagar essa dívida.

 

Em vez disso, Oliver decidiu perdoar toda essa dívida, naquilo que ele diz ser a maior oferta de sempre de um programa de televisão, ultrapassando mesmo os oito milhões de dólares em carros oferecidos pela Oprah em 2004 (“you get a car! you get a car! you get a car”).

 

O segmento vale a pena ser visto na totalidade, mas a partir dos 17 minutos o perdão de dívida começa a ser explicado.

 

 

Nuno Aguiar