A intervenção de Álvaro e o calendário da intervenção externa

26/10/2011
Colocado por: Catarina Almeida Pereira

A pergunta da oposição era sobre o aumento do horário de trabalho em meia hora por dia para o sector privado. Quando vai vigorar?

  
A resposta do ministro da Economia foi mais lata, surpreendo pela naturalidade com que admite que o programa de assistência a Portugal se possa estender além de 2013. “A vigência desta medida é durante o período em que a assistência ou a ajuda externa se mantenha em Portugal. Portanto a resposta é essa: depende obviamente do período de assistência”, disse no Parlamento 
 
Desta forma, Álvaro Santos Pereira responde aos deputados, aos trabalhadores do sector privado, mas também aos funcionários públicos, aos pensionistas e até aos médicos com contratos individual de trabalho. 
 
Os cortes no subsídio de férias e de Natal pagos pelo Estado aos funcionários e aos pensionistas também estarão em vigor “durante a vigência do Programa de Assistência Económica e Financeira”, tem repetido o Governo.

O mesmo acontece com a redução para metade da compensação por horas extraordinárias no Estado. É ainda esse o caso do corte adicional aos salários dos médicos com contrato individual de trabalho.