— ler mais..

É ainda hoje célebre uma frase de Luís Filipe Vieira em que o presidente do Benfica dizia que era mais importante ter pessoas na liga do que contratar jogadores. As declarações eram proferidas no t..." /> — ler mais..

É ainda hoje célebre uma frase de Luís Filipe Vieira em que o presidente do Benfica dizia que era mais importante ter pessoas na liga do que contratar jogadores. As declarações eram proferidas no t..." /> A liga que se joga fora dos relvados - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

A liga que se joga fora dos relvados

11 Agosto, 2017 1779 visualizações

É ainda hoje célebre uma frase de Luís Filipe Vieira em que o presidente do Benfica dizia que era mais importante ter pessoas na liga do que contratar jogadores. As declarações eram proferidas no tempo em que o FC Porto controlava o futebol português e o líder encarnado tinha muita razão. Não se podem ganhar campeonatos sem jogadores, e bons, mas ter uma máquina forte, que não falhe nos momentos chave da época, na antecipação de acontecimentos, também é importante. Vital mesmo. O Benfica soube substituir o FC Porto neste particular e é hoje, de longe, o clube mais poderoso do território. Mérito de Vieira e seus pares, pois perceberam que há muitas outras coisas necessárias para ganhar além de golos. É por isso que os dragões lamentam a queda da famosa estrutura e que o Sporting procura recuperar alianças perdidas ao longo de anos e anos a navegar à bolina.

A recente aliança FC Porto-Sporting incomoda o Benfica. As águias sabem que os dois juntos terão mais força e estão a reorganizar-se. E é aqui que entra Pedro Proença. Os encarnados não podem correr o risco de ver o antigo árbitro a cair para o outro lado. Precisam dele, pelo menos equidistante. Mais uma guerra palaciana, das muitas que acontecem no futebol português, sendo que esta tem realmente importância. É com este poder que depois se consegue, por exemplo, que um jogador fuja milagrosamente a castigo até ao final da época. Vieira sabe-o. Pinto da Costa também e Bruno de Carvalho está a aprender. E vão todos a jogo.

O poder do Benfica vê-se também em pormenores como o marketing, a organização e a comunicação. O clube era um quando Vieira chegou. Hoje é outro. Não foi só a hegemonia que os encarnados tiraram aos dragões. Vieira também destronou Pinto da Costa.