— ler mais..

Tem piada comparar nos dias que correm as capas dos jornais desportivos com as dos generalistas. De um lado o drama grego, de um povo que diz não à austeridade e a quem tudo lhes quer tirar, mas vê..." /> — ler mais..

Tem piada comparar nos dias que correm as capas dos jornais desportivos com as dos generalistas. De um lado o drama grego, de um povo que diz não à austeridade e a quem tudo lhes quer tirar, mas vê..." /> Os muitos milhões do futebol - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Os muitos milhões do futebol

14 Julho, 2015 783 visualizações

Tem piada comparar nos dias que correm as capas dos jornais desportivos com as dos generalistas. De um lado o drama grego, de um povo que diz não à austeridade e a quem tudo lhes quer tirar, mas vê as ideias da Europa conservadora triunfarem sobre um governo democraticamente eleito. Fala-se de milhões, sim, mas para salvar uma economia que ninguém parece conseguir ressuscitar. Do outro, milhões e milhões em contratações e salários, de clubes que a julgar pelo que se lê têm dinheiro para dar e vender.


Não é assim. E custa entender como podem os emblemas portugueses – e gregos, já agora – continuar a gastar como se não houvesse amanhã. No Porto é Casillas que chega de Madrid e um Imbula milionário. Em Alvalade um treinador que vem ganhar cinco vezes mais do que anterior. Só na Luz parece ter chegado a vez de apertar os cordões à bolsa. Não porque o paradigma seja outro, mas porque a exposição ao Novo Banco dificultou e o passivo precisa de ser acautelado. É tempo de encaixar mais e gastar menos.


Não é só o salário milionário de Jesus. Há muito mais que deve ser questionado


Parece haver milhões a mais no futebol. É estranho que o desemprego tenha levado milhares de portugueses a fugir do país, que estejamos todos a pagar a taxa social única para endireitar as contas e os clubes vivam uma realidade paralela.


Há clubes a quem só o fair-play financeiro impede de gastar ainda mais. E mesmo esse já é fintado com truques de magia. É curioso que o dinheiro que não existe para as reformas, a saúde ou a justiça seja usado em salários e contratações obscenas. É dinheiro russo, chinês, petrodólares ou da Guiné Equatorial. De onde vem não interessa. Como é gerado ainda menos. Desde que investido no nosso clube está tudo bem. Um pouco como quando a miséria só bate à porta dos outros.