— ler mais..

Faltam 90 minutos, a cada um dos candidatos, para se saber quem é o campeão português 2015/16. Numa época cansativa pela quantidade de polémica e picardias, interessa-me mais pensar – em vez..." /> — ler mais..

Faltam 90 minutos, a cada um dos candidatos, para se saber quem é o campeão português 2015/16. Numa época cansativa pela quantidade de polémica e picardias, interessa-me mais pensar – em vez..." /> Quem merece ser campeão - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Quem merece ser campeão

9 Maio, 2016 3658 visualizações

sportingxbenficavitoroliveira

Faltam 90 minutos, a cada um dos candidatos, para se saber quem é o campeão português 2015/16. Numa época cansativa pela quantidade de polémica e picardias, interessa-me mais pensar – em vez de perder tempo com isso – em quem merece mais este título.

A resposta, para ser sincero, podia cair para os dois lados. Seja qual for o campeão, goste-se mais de um ou de outro, parece-me que o título ficará bem entregue.

Se for o Sporting, pode defender-se que, em termos gerais, jogou melhor futebol. Se for o Benfica, é justo pela fantástica recuperação, depois de ter estado a 7 pontos do 1.º lugar. Ironia do destino: o Benfica de Rui Vitória pode ser campeão depois de recuperar 7 pontos para o líder, ao contrário de um Benfica de Jorge Jesus que perdeu um título para o FC Porto, de Vítor Pereira, depois de uma vantagem semelhante.

Voltando ao início: quando uma equipa ultrapassa a barreira dos 80 pontos – neste caso já passaram as duas – fez uma campanha que, em princípio, seria suficiente para conquistar o título. Comparando, o FC Porto de José Mourinho terminou a Liga 2002/03 com 86 pontos. O Benfica tem agora 85 e o Sporting 83.

Dúvida, perante a análise anterior: é preferível jogar melhor mais vezes (não sei se o Sporting jogou melhor assim muito mais vezes) ou ser pragmático nos resultados? A discussão daria para muita escrita e não é esse o propósito do post. O campeonato vai ser decidido mesmo na última jornada e é muito melhor ser assim, com emoção até ao final.

Curiosidade em relação à última jornada. Quem entra mais desfalcado em campo com o facto de não poder contar com um jogador titular? O Sporting não terá Adrien e essa ausência parece-me bem mais preocupante do que a de Renato Sanches no Benfica. Se fosse o Renato dos dois primeiros meses na equipa principal, talvez não. O Renato dos últimos tempos, nem por isso. Apesar deste comentário, continuo a acreditar que o benfiquista pode vir a ser um jogador muito acima da média.

E o melhor jogador do campeonato, quem foi? Não consigo escolher só um, escolho dois: João Mário e Jonas. Layún podia estar neste lote se tivesse feito a época inteira ao mesmo nível.

Outro caso, já resolvido. O Chaves já subiu ao escalão principal. Na próxima época o campeonato vai voltar a Trás os Montes. Justíssimo! Depois do drama do último minuto na época passada, os “valentes transmontanos” merecem, mais do que ninguém, esta subida.

Por último: quanto tempo demorará a Académica telefonar a Vítor Oliveira? Querem voltar rapidamente à 1.ª Liga? Liguem ao homem.