— ler mais..

Na época passada fui, pela primeira vez na carreira, a um jogo de futebol feminino. Já tinha visto jogos da Champions na tv e quando há Mundial feminino vejo os jogos que posso, não por obrigação ..." /> — ler mais..

Na época passada fui, pela primeira vez na carreira, a um jogo de futebol feminino. Já tinha visto jogos da Champions na tv e quando há Mundial feminino vejo os jogos que posso, não por obrigação ..." /> Grande vitória das miúdas do Fofó - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Grande vitória das miúdas do Fofó

14 Agosto, 2015 1885 visualizações

Na época passada fui, pela primeira vez na carreira, a um jogo de futebol feminino. Já tinha visto jogos da Champions na tv e quando há Mundial feminino vejo os jogos que posso, não por obrigação profissional mas porque gosto, não só pela qualidade mas pelo futebol praticado sem maldade.

Claro que quando ia a caminho do velhinho Estádio Francisco Lázaro sabia ao que ia. Não esperava ver um espetacular jogo de bola mas ia muito curioso em relação à qualidade do Fofó, líder do campeonato e pronto para fazer a festa do título nessa tarde. O jogo não teve grande história pois foi quase a crónica de um título anunciado. O Fofó goleou a Fundaçao Laura Santos, por 5-1, mas apesar do resultado dilatado deu para ver como as meninas de Benfica jogavam bem.

No final fiz a reportagem, falei com várias jogadores e senti a sua felicidade com a conquista do título. O futebol na sua pureza, jogam por prazer, não ganham fortunas mas entregam-se à causa com alma. Com essa alegria contagiante conquistaram-me também a mim. Como um jovem em início de carreira, que passa a torcer pelos primeiros clubes com os quais convive de perto, passei a ser adepto deste Fofó.

Um mês depois fui à final da Taça de Portugal e vi nova vitória do clube que o carismático presidente Domingos Estanislau comanda há décadas. Dessa vez, perante uma equipa mais forte, o Albergaria, venceram apenas por 1-0, no prolongamento. Lá entrevistei mais duas jogadoras e passei a seguir as novidades da equipa no Facebook.

Quando a candidatura para jogar o seu grupo de apuramento da Champions em casa foi rejeitada, falei com o presidente. Estava um pouco desiludido por não poder jogar em Lisboa mas fez-me ver a coisa de outra forma: “para as miúdas é um prémio irem à Croácia e elas merecem.”

Há três dias fiquei triste ao saber que o Fofó tinha perdido (2-1) o primeiro jogo na fase de apuramento para os 16 avos de final da Champions. Pior, segundo li sofreram um golo marcado com a mão. Não conheço as equipas adversárias mas pensei: ainda podem passar, se vencerem os dois jogos. O problema era o segundo duelo ser contra o Osijek, que além de jogar em casa goleara (4-0) o Noroc na 1.ª jornada.

Como estou de férias à noite ainda nem sabia o resultado. No facebook perguntei à Joana Flores, uma das craques da equipa, o resultado e a boa notícia surgiu de imediato: “Ganhámos 3-0!” Domingo o Fofó joga a partida decisiva e não lhe chega vencer, precisa do resultado do outro jogo do grupo. De certeza que a equipa treinada por Pedro Bouças vai vencer e espero que consigam o apuramento. E se não o conseguirem, tenho a certeza que não será por falta de entrega porque como o clube anunciou ontem: “Se cairmos será de pé!” Boa sorte Fofó!