— ler mais..

Texto publicado na edição de Record de 7/2/2012 Estoril vai tentar em Portimão o que nenhuma equipa conseguiu em 21 anos de liga de honra Em busca da sexta vitória fora seguida Seis vitórias conse..." /> — ler mais..

Texto publicado na edição de Record de 7/2/2012 Estoril vai tentar em Portimão o que nenhuma equipa conseguiu em 21 anos de liga de honra Em busca da sexta vitória fora seguida Seis vitórias conse..." /> Estoril vai tentar estabelecer recorde - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Estoril vai tentar estabelecer recorde

7 Fevereiro, 2012 586 visualizações

Texto publicado na edição de Record de 7/2/2012

Estoril vai tentar em Portimão o que nenhuma equipa conseguiu em 21 anos de liga de honra

Em busca da sexta vitória fora seguida

Seis vitórias consecutivas fora de casa. Este é o recorde que o Estoril quer estabelecer, domingo de manhã, no terreno do Portimonense. O líder da Liga Orangina pretende assim fixar um novo máximo na competição pois em 21 anos, desde a criação da Liga de Honra, na época 90/91, nenhuma equipa conseguiu tal registo.

A atual série dos estorilistas começou na 10.ª jornada quando venceram no terreno do Trofense, por 1-0. Curiosamente, esse foi o primeiro triunfo como visitante do Estoril esta temporada, mas a equipa de Marco Silva parece ter descoberto algum segredo e, desde então, ganhou sempre fora de casa. A deslocação à Figueira da Foz foi a viagem seguinte e frente à Naval, adversário direto na luta pela promoção, os canarinhos regressaram com convincente 3-0. A deslocação seguinte tinha um novo pormenor:_o Estoril defendia pela primeira vez a condição de líder. E nos Açores voltou a revelar superioridade, batendo (2-1) o Santa Clara. A viragem de volta foi mais um importante teste à capacidade dos homens da linha de Cascais e a resposta não podia ter começado melhor. Na 15.ª jornada os canarinhos conseguiram mesmo o seu jogo com mais golos marcados neste campeonato e golearam 4-1 no terreno do Arouca. Na ronda seguinte, a marcar o início da 2.ª volta, nova vitória longe de casa: 1-0 na Covilhã.

Com estes cinco triunfos seguidos o Estoril já entrou na história da competição pois imitou o que apenas três equipas conseguiram. Domingo pode fazer ainda melhor.

Os três exemplos anteriores Todos subiram à 1.ª Liga

A vitória na Covilhã, na 16.ª jornada, permitiu aos canarinhos igualaram o recorde de cinco triunfos fora seguidos. Nas 21 edições anteriores da prova só três equipas o tinham conseguiram e, coincidência, todas subiram de divisão.

O Belenenses foi pioneiro, na época 91/92, logo na 2.ª edição da Liga e Honra,_e a carreira até tem semelhanças com a atual dos canarinhos pois aconteceu após mudança de treinador. Moisés Andrade começou a época no Restelo mas saiu a meio e foi já com Abel Braga que os azuis estabeleceram o recorde. O Moreirense, orientado por Manuel Machado, igualou o registo na época 2001/02 e até acabou campeão. E em 2005/06 foi o Aves, treinador por Neca, quem se juntou ao grupo, com uma curiosidade: falhou a sexta vitória fora seguida no Estoril.

Outro máximo a perseguir

E em termos absolutos, qual foi a equipa com mais vitórias fora de casa numa época?

Foi o Paços de Ferreira, na época 1999/2000. A equipa orientada por José Mota ganhou 10 jogos como visitante, ou seja, fora de casa só não venceu 7 vezes. O último triunfo, na 34.ª jornada, em Chaves, por 1-0, garantiu o título de campeoões aos castores.

As melhores marcas:

1.º Paços de Ferreira (1999/2000) 10 vitórias

2.º União de Leiria (97/98) 9

3.º Louletano (90/91); Gil Vicente (98/99) e Leixões (2006/07) 8