5 Janeiro, 2016

Centro de Mutante, golo de Poderoso…

Esta lista foi feita à medida do “Entrada a Pés Juntos”. É da autoria do GloboEsporte e chegou-me às mãos através do David Novo. Uma lista de nomes e alcunhas bem bizarras do futebol brasileiro. Quem chama a um filho Gatorade?

NOMES_COPINHA_POMBO3 NOMES_COPINHA_POMBO2

120 visualizações
23 Dezembro, 2015

Génios do futebol…

Dan Leydon é um génio. O autor destes desenhos capta não só a magia de determinados momentos da história do futebol, como os detalhes de cada um dos intervenientes. Fenomenal…

10cruyff cantona2693 8invincibles 7zlatan 6totti 5luiz 4keane 3suarez 2kane 1gerrard 16zlatan 13sepp 12riquelme 11mario

138 visualizações
21 Dezembro, 2015

Iturbe & Blatter

1 – Juan Manuel Iturbe, que quando chegou ao Dragão prometia ser quase tão bom quanto Lionel Messi, está de saída da AS Roma. O jogador já se despediu dos adeptos romanos e em breve deverá oficializar a transferência para o Watford de Quique Flores.

Mais do que a passagem para o futebol inglês, Iturbe foi destaque internacional por ter negociado o acordo com a formação inglesa num Starbucks de Londres.

Aninhado entre três outros convivas, o argentino não terá encontrado melhor local para tratar do negócio e fê-lo ali mesmo, no café da moda. Em Portugal temos almoços no Ritz, encontros oficiosos no Ramiro e ceias dançantes na discoteca “Vespas”. Para Iturbe, chegou o Starbucks.

itur091a

2 – Sepp Blatter surgiu nestes preparos na mais recente declaração pública sobre o escândalo de corrupção na FIFA. As semelhanças com Nelly foram notadas nas redes sociais.

SLAL-blatter-nelly

108 visualizações
19 Dezembro, 2015

Portugueses pelo Mundo…

Portugal é pequeno. Os portugueses são grandes. Uma semana em que até nos Estados Unidos, o país do “soccer”, Mourinho teve honras de abertura de telejornais. O maior!

mou5

133 visualizações

[Chelsea] A arte de despedir…

Chelsea

Despedir alguém é um exercício que, apesar de parecer simples, se reveste de particularidades muito especiais. Quem toma esta decisão tem de pensar na estrutura que lidera, na pessoa que vai ficar sem emprego, nas outras pessoas que continuarão a trabalhar naquele espaço e, acima de tudo, naquilo que a sua consciência ditará ao final do dia, quando o pó assenta e apenas a almofada nos “ouve”.

Despedir alguém que não cumpre, que dificulta a vida dos colegas ou que simplesmente não tem qualidade é, apesar de tudo, mais fácil do que afastar de um projecto alguém competente, que cria bom ambiente e que veste a camisola. Há uma legitimidade inerente, uma espécie de “estou a tramar a vida dele, mas as coisas por aqui ficarão melhores”. E tudo passa…

É certo que algumas pessoas não têm o “bichinho” da consciência vivo. Lá faleceu por alguma razão. Coisa da vida… Mas quem o tem vivo e de boa saúde, passará algum tempo a equacionar se foi a decisão correta.

E é este o dilema de Roman Abramovich. O dono do Chelsea passará muito tempo a remoer-se e a pensar se esta foi mesmo a melhor decisão para o futuro do clube londrino. Claro que não podia despedir 23 jogadores, mas largar a mão de alguém que nunca o desiludiu e que considera como um amigo é um fantasma que ficará na mente do russo durante algum tempo.

Uma coisa é certa, Guus Hiddink, que aparentemente é o substituto do treinador português até final da época, tem qualidade e já conhece os corredores de Stamford Bridge. Um bom paliativo, é certo, mas os maus profissionais que ajudaram Mourinho a “seguir viagem”, continuam dentro da família blue. A minar, como sempre…

82 visualizações
17 Dezembro, 2015

Mourinho em desenhos…

Mais um cartoon brilhante de David Squires (The Guardian).

55

109 visualizações
15 Dezembro, 2015

Carrega Karanka!

1 – O Middlesbrough segue no 1.º lugar do Championship, depois da vitória por 1-0 frente ao Burnley. Aitor Karanka continua a fazer um trabalho de qualidade no emblema de Riverside e, conforme prometeu, vai embalado para tentar novamente a subida à Premier League. Aprendeu com o melhor…

-lo-publicado

2 – Não sei se já vos disse que odeio a Guerra dos Tronos. Tento fugir da histeria coletiva daqueles que assistem à série e vivem com o constante temor que alguém lhes conte coisas dos próximos episódios. Mas gosto do anão e daquela moça loira. E destes equipamentos…

game-of-thrones-footba

132 visualizações
127 visualizações
9 Dezembro, 2015

Aqui há gato…

GENEVA, SWITZERLAND - MARCH 21: Neymar JR of Brazil looks on prior to the international friendly match between Italy and Brazil on March 21, 2013 in Geneva, Switzerland. (Photo by Valerio Pennicino/Getty Images)

Depois de anotar 5 golos e 2 assistências em três jogos da liga espanhola, o brasileiro Neymar recebeu o prémio de Jogador do Mês da Liga BBVA. Até aqui tudo bem, mas se lhe disser que é a primeira vez que um jogador do Barcelona conquista o troféu, o caso muda de figura.

Instituído no arranque da temporada 2013/14, este galardão nunca chegou às mãos de um craque do emblema catalão. Tendo em conta que o Barça venceu o triplete durante este espaço temporal, parece-me que aqui há gato. Um gatão mesmo…

Aliás, o nosso Cristiano Ronaldo tem lá dois em casa. O Messi não…

Aqui fica a lista, roubada da Wikipedia.

Setembro2013Diego CostaAtlético Madrid
Outubro2013KokeAtlético Madrid
Novembro2013Cristiano RonaldoReal Madrid
Dezembro2013Carlos VelaReal Sociedad
Janeiro2014Ivan RakitićSevilha
Fevereiro2014RafinhaCelta de Vigo
Março2014Keylor NavasLevante
Abril2014Diego GodínAtlético Madrid
Maio2014Diego GodínAtlético Madrid
Setembro2014NolitoCelta de Vigo
Outubro2014Karim BenzemaReal Madrid
Novembro2014Carlos VelaReal Sociedad
Dezembro2014Luciano ViettoVillarreal
Janeiro2015Antoine GriezmannAtlético Madrid
Fevereiro2015Alberto BuenoRayo Vallecano
Março2015VitoloSevilha
Abril2015Antoine GriezmannAtlético Madrid
Maio2015Cristiano RonaldoReal Madrid
Setembro2015NolitoCelta de Vigo
Outubro2015Borja BastónEibar
Novembro2015NeymarBarcelona

 

238 visualizações
8 Dezembro, 2015

Jimmy e Quaresma…

Jimmy Floyd Hasselbaink é o novo treinador do Queens Park Rangers, onde chega depois de um trabalho de enorme qualidade ao serviço do Burton Albion FC. É certo que, na minha opinião, o QPR é gerido com tanta qualidade e rigor como uma boca de fumo de uma favela brasileira, mas ainda assim, é importante para o Jimmy chegar a um clube com mais mediatismo e onde terá (se o deixarem) oportunidade de mostrar toda a sua qualidade como treinador. A imprensa inglesa insiste em omitir a passagem do antigo avançado pelo nosso país, no Campomaiorense e no Boavista (de pantera ao peito ganhou a Taça de Portugal em 1997) mas deixo aqui uma imagem que ajuda a que a memória perdure, especialmente no Bessa.

11-3

O Sporting está, alegadamente, interessado no internacional português Ricardo Quaresma. O clube de Alvalade poderá até avançar para este negócio já no mês de janeiro, na reabertura do mercado de transferências. Já se entendeu que Quaresma está mais lento, mas continua a ser um talento fenomenal. Contudo, como ficou patente na recente passagem pelo FC Porto, quanto mais perto da pátria, mas lhe avaria a cabeça. É certo que Julen Lopetegui o pegou de ponta e o quis usar como exemplo da sua autoridade, mas o extremo também abusou. Bruno de Carvalho quer “picar” os dragões, mas não o conseguirá fazer com Quaresma. Penso eu de que…

22-4

201 visualizações