— ler mais..

Desde 2003 que acompanho de perto o futsal nacional e é com muita tristeza que vejo que ainda está longe de ser levado a sério. Não basta haver pessoas apaixonadas que trabalham diretamente no futs..." /> — ler mais..

Desde 2003 que acompanho de perto o futsal nacional e é com muita tristeza que vejo que ainda está longe de ser levado a sério. Não basta haver pessoas apaixonadas que trabalham diretamente no futs..." /> Opinião – Quando começará o futsal a ser levado a sério? - Claudia Futsal - Record

Claudia Futsal

Voltar ao blog

Opinião – Quando começará o futsal a ser levado a sério?

2 Dezembro, 2017 3463 visualizações

Desde 2003 que acompanho de perto o futsal nacional e é com muita tristeza que vejo que ainda está longe de ser levado a sério. Não basta haver pessoas apaixonadas que trabalham diretamente no futsal, que vão ver futsal ou que escrevem sobre futsal. É preciso que os participantes, ‘grandes’ ou ‘pequenos’, sejam tratados com respeito e dignidade.

Decisões tardias a nível disciplinar ou nomeação de duplas de arbitragem para um jogo que tem como interveniente um clube com o qual tiveram problemas graves recentemente, são alguns dos erros que revelam algum amadorismo ou então alguma distração por parte de quem não leva a sério a modalidade. Não se protegem os clubes, não se protegem os árbitros.

A 14 de outubro o jogo entre Burinhosa e Pinheirense foi interrompido aos 30 minutos depois de os gondomarenses terem sofrido três expulsões (regulamentos não permitem que jogo prossiga se uma equipa tiver menos de 3 jogadores em campo. Os burinhosenses estavam a vencer por 2-0.

Cerca de 1 mês e meio depois, a FPF notificou os clubes de que seria considerado como resultado final o 2-0 para o Burinhosa, o que me parece justo, e informou ainda o Pinheirense de que sofreria uma subtração de 3 pontos, decisão passível de recurso.

Qual o problema? A decisão foi conhecida a dias de se disputar a última jornada da 1ª volta da fase regular da Liga, ou seja, pouco antes de serem conhecidos os 8 participantes na Taça da Liga. A equipa de Gondomar qualificou-se mas… não sabe se vai participar. No sentido inverso, o Rio Ave está à espera de uma decisão definitiva. Neste momento os gondomarenses estão na Taça da Liga, mas podem ser desqualificados, dando o lugar ao Rio Ave.

A questão que coloco é: dada a habitual lentidão das decisões disciplinares, havendo um tempo para recurso e estando quase em época de festas, quando será conhecida a decisão final? Será que vamos conhecer os participantes na Taça da Liga… antes da data da Taça da Liga (11 a 14 de janeiro)?

A cereja no topo do bolo foi a nomeação do Conselho de Arbitragem para o jogo Futsal Azeméis-Pinheirense: nada menos do que a dupla que esteve no polémico Burinhosa-Pinheirense. Há uma situação ainda a ser resolvida e não se protege os protagonistas? Será que os árbitros se sentiram confortáveis?

Já não percebo nada…