— ler mais..

  Estamos naquela altura da época em que a pressão sobre a arbitragem sobe, especialmente este ano em que temos três candidatos vivos ao título. Os árbitros são nomeados tecnicamente por dois..." /> — ler mais..

  Estamos naquela altura da época em que a pressão sobre a arbitragem sobe, especialmente este ano em que temos três candidatos vivos ao título. Os árbitros são nomeados tecnicamente por dois..." /> O que vai mal nas nomeações dos árbitros - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

O que vai mal nas nomeações dos árbitros

25 Fevereiro, 2016 1894 visualizações

IMG_1141

 

Estamos naquela altura da época em que a pressão sobre a arbitragem sobe, especialmente este ano em que temos três candidatos vivos ao título.

Os árbitros são nomeados tecnicamente por dois elementos do Conselho de Arbitragem da FPF, o antigos árbitros assistentes Domingos Gomes, de Braga, e Antonino Silva, de Lisboa. Lucílio Batista, antigo árbitro de Setúbal, e Luís Guilherme, antigo árbitro assistente e ex-presidente da APAF e da Comissão de Arbitragem da Liga, em princípio também deviam ter voto na matéria mas a verdade é que nunca tiveram. Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, tem obviamente sempre uma palavra a dizer sobre as nomeações pois é “O Chefe” e tem um grande ascendente sobre Domingos Gomes e Antonino Silva.

 

Recorde-se que Gomes e Antonino faziam parte da lista de Vítor Pereira nas últimas eleições para o CA da FPF, que Pereira venceu por 1 voto contra a lista de Luís Guilherme e Lucílio Baptista. Um voto que ficou em Viana do Castelo, devido a um inesperado problema gástrico de um delegado à assembleia geral da FPF.

 

Baptista e Guilherme sempre se bateram pelo conhecimento da evolução das classificações dos árbitros como factor determinante para as nomeações mas a comissão das classificações tem autonomia e aparentemente permanece blindada.

 

Há, claramente, uma tensão dentro da secção profissional do Conselho de Arbitragem da FPF e as opiniões dividem-se. Há quem entenda que têm sido feito nomeações completamente absurdas, sobretudo tendo em conta o que conhecimento que existe relativamente ao percurso profissional e pessoal de alguns árbitros, não recomendáveis para determinados jogos.

 

Tudo vai mudar no novo mandato de Fernando Gomes. O Conselho de Arbitragem deixará de ser composto segundo o método de Hondt. Ou seja, a lista vencedora não dividirá lugares. Espera-se também que passe a haver uma maior ponderação nas nomeações dos árbitros sob a presidência do próximo presidente do CA da FPF, José Gomes.