— ler mais..

O futebol que conheci quando comecei nesta profissão acabou. Era o futebol do contacto diário com os seus protagonistas, dos treinos abertos, das entrevistas feitas à saída do balneário, de alguma..." /> — ler mais..

O futebol que conheci quando comecei nesta profissão acabou. Era o futebol do contacto diário com os seus protagonistas, dos treinos abertos, das entrevistas feitas à saída do balneário, de alguma..." /> O que se faz e o que há para fazer - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

O que se faz e o que há para fazer

27 Novembro, 2014 1192 visualizações

O futebol que conheci quando comecei nesta profissão acabou.

Era o futebol do contacto diário com os seus protagonistas, dos treinos abertos, das entrevistas feitas à saída do balneário, de algumas cumplicidades, de outra tanta partilha. Até nos grandes e na seleção.

Muito mudou. Hoje, os clubes trabalham em regra à porta fechada, os jornais, as rádios e as televisões têm menos meios e menos recursos e não conseguem estar em todos os estádios.

Por isso, o trabalho das assessorias de imprensa tornou-se indispensável. Um clube que trabalhe bem essa área tem meio caminho andado.

Do FC Porto não vou falar muito pois não costumo andar por lá mas o que sei é que, apesar da profusão de elementos, de diretores e contra-diretores, a informação sai às pinguinhas e sempre muito controlada. De qualquer maneira, é sempre importante sublinhar a qualidade de um dos produtos “comunicativos” do clube azul e branco: a revista Dragões.

Também não vou falar de todos os outros clubes que conheço, apenas gostaria de dizer algo sobre o mérito de alguns departamentos de comunicação, começando por destacar o surpreendente trabalho que está a ser feito em Vila do Conde pelo Marco Carvalho, que antes esteve no Sp. Braga. O Rio Ave usa praticamente todas as ferramentas, dá abertura para que os seus jogadores falem, facilita em vez de complicar. E faz tudo isto com um toque de qualidade.

Outro clube que tem vindo a marcar pontos é o Gil Vicente, sob a liderança do Paulo Amorim, que passou aqui pelo Record, o que explica muita coisa. A sua disponibilidade é permanente e, devagarinho, o Gil tem vindo a conquistar o seu espaço.

Sou suspeito para falar do trabalho que o Augusto Bernardino está a fazer no Moreirense pois trabalhei com ele n' “A Bola” e era um prazer partilhar o mesmo espaço. Dá para perceber a sua singular marca no tratamento da informação respeitante ao clube de Moreira de Cónegos.

Por fim, uma palavra muito especial para o Paulo Gonçalves, com quem trabalhei também n'”A Bola”, e que é o faz-tudo do clube, do secretariado à divulgação de informação. É o clube mais ágil no Facebook, o que diz muito do trabalho que tem sido feito.

Não nos podemos queixar muito, portanto. Mas temos o direito sempre de pedir mais. Porque é possível fazer mais e muito melhor.

Entretanto, se me quiserem acompanhar num registo completamente diferente… é AQUI.